(FotoDivulgação)
A Prefeitura de Uberaba deu início a um projeto-piloto inédito de monitoramento contínuo da glicose para crianças com diabetes tipo 1 atendidas pelo SUS. A primeira etapa contempla 51 pacientes, com idades entre 4 e 10 anos, que passaram por triagem na rede de atenção básica e estão cadastrados na Farmácia Central.
A ação marca a implementação do Protocolo Clínico de Monitorização Contínua da Glicose no município. Os pacientes receberão sensores do sistema FreeStyle Libre, que permitem o controle glicêmico em tempo real, sem a necessidade de picadas diárias nos dedos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves, o projeto representa um avanço no cuidado com a saúde infantil. “Promove maior controle glicêmico, prevenção de complicações e melhor qualidade de vida”, destacou.
O projeto é financiado por emenda parlamentar do vereador Almir Silva. A entrega dos sensores ocorre no Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), com programação educativa para as crianças e seus responsáveis, além de orientação técnica sobre o novo protocolo.