(FotoDivulgação)
A Guarda Civil Municipal (GCM) já se prepara para ampliar sua atuação na zona rural de Uberaba a partir do segundo semestre deste ano. Segundo o comandante Marcelo Santos, um estudo técnico está sendo feito e o efetivo da corporação será direcionado para intensificar a segurança nas comunidades do campo, reforçando a presença da Guarda fora do perímetro urbano. A informação foi dada em primeira mão, em entrevista ao programa JM News.
Segundo o comandante, os mesmos problemas enfrentados na cidade ocorrem também nas áreas rurais, sendo necessário garantir a mesma sensação de segurança para todos os cidadãos. "A zona rural é muito carente de policiamento. Vamos finalizar a parte de segurança das praças para, em seguida, canalizar nossa energia para a zona rural também, levando todo o aparato da guarda", afirmou.
As ações nas praças da cidade continuam acontecendo ao longo do ano e, após o fechamento de um balanço semestral, a GCM deve iniciar as operações no campo, a partir do meio do ano. “Recolhemos nosso efetivo, qualificamos, fazemos estudo técnico com a equipe de inteligência e de rua e, então, começamos com as ações na zona rural”, explicou Santos.
A medida integra um conjunto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento e à valorização das famílias que vivem e trabalham na zona rural. Este é um compromisso que já havia sido mencionado pela prefeita Elisa Araújo durante sua campanha eleitoral. Em seu primeiro evento em uma comunidade rural, ela reafirmou a prioridade de investir na segurança no campo, ao lado de ações como a melhoria das estradas e da rede elétrica.
Santos afirmou que essa diretriz também se reflete no planejamento interno da corporação. De acordo com ele, a prefeita já manifestou a intenção de realizar, ainda neste ano, um concurso público para a Guarda Civil Municipal. A proposta é ampliar o efetivo, permitindo que a GCM atue em mais de uma frente de trabalho simultaneamente e, assim, aumente sua capacidade de resposta tanto na cidade quanto na zona rural.