Entre os principais pontos discutidos estão o desenvolvimento de planos de atuação por pasta, treinamentos para brigadistas e o reforço da fiscalização em terrenos baldios (Foto/Reprodução)
O Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), ligado à Secretaria de Defesa Social da Prefeitura de Uberaba, avançou nas tratativas para a criação de uma comissão voltada ao enfrentamento dos efeitos do período de estiagem. A proposta foi tema de reunião com representantes de todas as secretarias municipais e da Defesa Civil.
Entre os principais pontos discutidos estão o desenvolvimento de planos de atuação por pasta, treinamentos para brigadistas e o reforço da fiscalização em terrenos baldios. Segundo o secretário do Comseg, Weber de Almeida Januário, a meta é organizar os recursos humanos e materiais de forma estratégica para evitar a propagação de incêndios em áreas vulneráveis.
“As autuações de proprietários de terrenos sem manutenção já começaram. É uma medida preventiva para reduzir os riscos de queimadas”, afirmou Weber. O Departamento de Posturas também participa das ações.
O Corpo de Bombeiros será convidado a integrar as próximas etapas do comitê, que trabalha com foco na prevenção de incêndios e na resposta rápida a crises hídricas. As reuniões ocorrem semanalmente, com o objetivo de mobilizar o poder público de forma articulada e eficiente.