SITUAÇÃO PONTUAL

Transube confirma ônibus com placas de outras cidades atendendo transporte coletivo em Uberaba

Segundo André Campos, trata-se de situação pontual, com apenas quatro veículos, para atendimento de melhorias no bairro Rio de Janeiro, desde 2022

Larissa Prata
Publicado em 12/12/2024 às 17:26Atualizado em 12/12/2024 às 17:59
Compartilhar
Ouvinte flagrou ônibus do transporte coletivo em Uberaba com placas de São José do Rio Preto (SP) (Foto/Leitor JM)

Ouvinte flagrou ônibus do transporte coletivo em Uberaba com placas de São José do Rio Preto (SP) (Foto/Leitor JM)

Após denúncia de ouvinte do JM News 1, da Rádio JM, a Transube (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba) confirmou a utilização de veículos com emplacamento de outras cidades no transporte coletivo de Uberaba. De acordo com o presidente da entidade, André Campos, são quatro veículos que atendem o Rio de Janeiro, após expansão do atendimento do bairro, no fim de 2022.

Questionada pelo Jornal da Manhã, após indagação de ouvintes do JM News, a Prefeitura de Uberaba negou a utilização de veículos com emplacamento de outras cidades. Diante da repercussão do caso, leitores novamente acionaram a reportagem, reiterando a denúncia. 

"Vi uma matéria no JM Online que me revoltou muito, que a Prefeitura nega que os ônibus do transporte público não têm placas de outros municípios. Pois bem, vou repassá-las, pois tenho anotados alguns: ônibus 6621, placas FIG-7132, linha Rio de Janeiro; ônibus 6622, placas GDQ-4883, linha Rio de Janeiro; ônibus 6623, placas FCW-2709, linha Rio de Janeiro; ônibus 6624, placas FIL-7865, linha Interbairros 2", diz a denunciante.

A denunciante ainda questiona que moradores de outros bairros aguardam ampliação de linhas. "Fiquei indignada, pois todos os pedidos dos moradores do bairro Cartafina em ampliar a frota de ônibus 'Abadia', que continua com tabela da pandemia, não são atendidos. Como ter passageiros se os ônibus passam de hora em hora? Nossa última reivindicação foi mais um ônibus em horário de pico, porém nem deram ouvidos", desabafa.

A reportagem do Jornal da Manhã voltou a acionar a Prefeitura de Uberaba sobre os questionamentos da leitora e acionou também a Transube, haja vista o flagrante de veículo com placas de São José do Rio Preto no Terminal Gameleiras. 

Ao JM, André Campos explicou que os "veículos foram alocados na linha do Rio de Janeiro por serem alongados e terem maior capacidade. Por problemas internos, as transferências não foram realizadas na época. Estamos providenciando para serem transferidos o mais rápido possível. Fizemos uma conferência em toda frota, somente estes estão com a pendência de transferência, que será feita o mais rápido possível, conforme citamos", explica.

André confirmou a utilização de quatro veículos, dos prefixos 6621, 6622, 6623 e 6624. Segundo ele, os ônibus entraram em circulação para atender melhorias na linha Rio de Janeiro, iniciada no fim de 2022. 

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informa que, diante das denúncias recebidas, notificou a empresa responsável a prestar esclarecimentos sobre a frota utilizada no transporte coletivo urbano do Município. Além disso, a SDS solicitou a previsão para a regularização e transferência para Uberaba de eventuais veículos que possam estar em desconformidade com a documentação oficial (Dados Técnicos de Veículos – DTV) anteriormente fornecida à Prefeitura, segundo a qual, todos os ônibus estão registrados como emplacados em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por