SEM RENOVAÇÃO

Creche em Uberaba tem atividades paralisadas por problemas na prestação de contas

Dandara Aveiro
Publicado em 01/07/2025 às 15:47Atualizado em 01/07/2025 às 19:40
Compartilhar
A medida foi motivada por problemas administrativos envolvendo a prestação de contas da instituição (Foto/Reprodução)

A medida foi motivada por problemas administrativos envolvendo a prestação de contas da instituição (Foto/Reprodução)

A Creche Comunitária Frei Gabriel de Frazzanó, no bairro Jardim Espírito Santo, teve as atividades escolares suspensas por até dois anos. A medida foi motivada por problemas administrativos envolvendo a prestação de contas da instituição. A decisão foi oficializada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e referendada pelo Conselho Municipal de Educação (CME), com publicação oficial no Porta-Voz, na edição de segunda-feira (30).

O Jornal da Manhã entrou em contato com a Semed para entender o caso. Segundo a pasta, a reprovação das contas ocorreu após ter sido identificada a não devolução de um saldo remanescente dos recursos repassados, o que levou à impossibilidade de renovação do convênio com o município para 2025. A secretaria afirma que ofereceu alternativas para a regularização da situação, como a possibilidade de parcelamento do valor a ser devolvido para que um novo convênio seja celebrado. Entretanto, a instituição ainda não conseguiu atender a todos os requisitos do procedimento.

“Cabe esclarecer que a suspensão das atividades foi uma decisão da própria direção da creche e foi devidamente informada ao Conselho Municipal de Educação, a pedido”, informou a secretaria.

O processo que resultou na suspensão teve como base parecer do CME, aprovado em junho. A formalização ocorreu por meio de portaria, publicada no Porta-Voz.

A reportagem também procurou a atual direção da creche para esclarecer detalhes sobre a situação. O atual diretor, Cleyton Magela, esclareceu que os problemas na prestação de contas são da gestão anterior, responsável pelos repasses de 2023. Ele explicou que a nova diretoria, empossada em março de 2024, entregou toda a documentação necessária para o parcelamento da dívida, com os registros devidamente aprovados pela Semed. Segundo ele, a falta de colaboração da antiga administração, que não conseguiu reunir os documentos exigidos dentro do prazo, acabou resultando na suspensão das atividades. “Nossa parte foi toda entregue, mas as pendências da gestão anterior acabaram levando a esse fechamento”, afirmou.

Antes da interrupção das aulas, a creche atendia cerca de 53 alunos. Parte das famílias optou por buscar vagas em outras instituições por conta própria, com apoio da unidade na emissão da documentação de transferência. Outros pais preferiram aguardar, devido ao vínculo que mantêm com a instituição.

Sobre os funcionários, o administrador da unidade confirmou a existência de pendências trabalhistas. Algumas professoras ingressaram com ações na Justiça, requerendo os direitos, enquanto outras aguardam um posicionamento final da administração. Ele ressaltou que tanto os profissionais quanto as famílias têm demonstrado compreensão diante das dificuldades. “Tanto os professores quanto os pais sabem que a creche é comunitária e enfrenta dificuldades para se manter. Por isso, muitos estão pacientes e nos entendem, pois sabem que a nova gestão não tem responsabilidade e confiam que a gente possa ajudar", finalizou Magela.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por