“Aqui na quadra onde ficam os aparelhos de ginástica e os brinquedos para cadeirantes, o chão é de bloco, e precisa ser liso. O brinquedo não roda, porque as rodinhas travam nos blocos. Não faz sentido”, desabafou o usuário (Foto/Reprodução)
Uma reclamação feita por leitor do Jornal da Manhã chamou atenção para um problema de acessibilidade na quadra do Parque das Acácias, o Piscinão, onde estão instalados brinquedos adaptados para cadeirantes. O relato aponta que o chão de blocos intertravados impede o uso adequado dos equipamentos. Acionada, a Prefeitura de Uberaba informou que já notificou a empresa responsável pela obra para que adote uma solução técnica e corrija o problema.
Segundo o reclamante, o piso irregular compromete o deslocamento das rodas dos brinquedos acessíveis. “Aqui na quadra onde ficam os aparelhos de ginástica e os brinquedos para cadeirantes, o chão é de bloco, e precisa ser liso. O brinquedo não roda, porque as rodinhas travam nos blocos. Não faz sentido”, desabafou o usuário do espaço de lazer.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que, durante fiscalização de rotina, as equipes constataram a inadequação do piso. A instalação dos brinquedos foi feita diretamente sobre os blocos intertravados, o que não atende às condições ideais de acessibilidade.
Ainda de acordo com a Sesurb, a empresa responsável pela obra já foi notificada para apresentar uma solução técnica e executar as correções necessárias, garantindo a plena acessibilidade do espaço, conforme as normas vigentes de inclusão. “A equipe de engenheiros da Sesurb vai acompanhar o plano de ação da empresa responsável, assegurando que todas as crianças possam utilizar o espaço com segurança e autonomia”, finaliza nota da secretaria.