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Sua conta de água "saltou" de preço? Pode ser Cadastro de Exceção; entenda

Publicado em 04/06/2025 às 09:08Atualizado em 04/06/2025 às 21:36
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Valor muito acima do habitual cobrado na conta de água chama a atenção de consumidores de Uberaba. Entre os relatos de "saltos" nas contas que chegam à reportagem do Jornal da Manhã, muitos pontuam a falta de compreensão com relação aos novos valores. Questionada pelo JM, a Codau explica que os casos são enquadrados como 'Cadastro de Exceção', quando um valor fixo é cobrado para chamar a atenção do consumidor a regularizar uma situação específica.

Ouvinte do JM News, da Rádio JM, contou ser sua avó um desses casos de mudança radical no valor cobrado pela água em Uberaba. "Na casa da minha avó, a conta veio R$ 500. Ao ir na Codau, informaram que o valor é por falta de atualizar o cadastro. Não era melhor um aviso na conta, assim como um aviso de débito? Me parece má fé, porque, por exemplo, quem coloca em débito automático só vai ver depois que já pagou e aí eles vão devolver o dinheiro no ato? A gente sabe que não", comentou.

Este é um dos casos de 'Cadastro de Exceção', na explicação da Codau. Como o próprio nome já pressupõe, tratam-se de situações específicas e especiais, em que a companhia recorre para chamar a atenção do consumidor sobre um problema. O procedimento é padrão para os casos de inconsistências encontradas, como atualização cadastral (como foi o caso da ouvinte da Rádio JM), impossibilidade de troca de hidrômetro, corte por inadimplência, entre outros. 

"Nestes casos o sistema, automaticamente, bloqueia a leitura e emite uma conta com um consumo fixo. Ao procurar os canais de atendimento da Codau, Whattsapp ou SAC (presencial), a inconsistência é identificada, sanada e a conta, imediatamente, retificada. 
Caso o consumidor efetue o pagamento sem observar o valor, ele deve procurar a Codau notificar o ocorrido e será ressarcido", explica a companhia, em nota enviada ao JM.

A Codau ainda ressalta que "antes de ter seu nome inserido no Cadastro de Exceção, o consumidor recebe avisos na conta notificando-o sobre a pendência".

Por fim, a companhia pontua que a solução de problemas é exigência da agência Arisb (Agência Reguladora) junto às empresas de saneamento. 

Para regularizar a situação, a Codau coloca seus canais de atendimento à disposição do consumidor:

Remoto- Whatsapp – 34 99908 2290
Presencial -  SAC - Av. Leopoldino de Oliveira 5100 –Shopping Praça 
Agendamento - O atendimento pode ser feito por agendamento com dia e hora que o consumidor preferir pelo site – www.codau.com.br

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