(Foto/Ilustrativa)
Usuários da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, participaram nesta quarta-feira (23) de palestra sobre segurança pública e golpes virtuais, ministrada pelos tenentes da Polícia Militar Maurício Alves e Raulindo Neto. O encontro, no salão da UAI, reuniu cerca de 130 pessoas.
No início da apresentação, os policiais abordaram regras de circulação no trânsito e alertaram sobre os riscos de atravessar fora da faixa, destacando que os idosos são as principais vítimas fatais em acidentes com pedestres no Brasil. “É um público que, por conta da idade, tem uma redução das capacidades perceptivas e, em alguns casos, acaba se arriscando ao andar fora da faixa”, afirmou o tenente Alves.
Os policiais orientaram os idosos sobre como se proteger dos golpes do bilhete premiado, do amor e da falsa central de atendimento. Eles também foram alertados sobre os riscos da clonagem de WhatsApp, de perfis falsos e de links maliciosos “Geralmente, o estelionatário explora alguma vulnerabilidade da vítima. É comum prometer grandes vantagens ou criar um problema para, em seguida, oferecer uma solução”, acrescentou Alves.
Maria Bernadete Pimenta Braga, de 78 anos, admitiu que, às vezes, atravessa fora da faixa de pedestres. “A gente sabe que esses golpes existem, mas não nos atentamos para isso. Prevenção é tudo! Se conseguirmos prevenir esses golpes e nos cuidarmos no trânsito, já evitamos muitos problemas”, disse.
A gerente da UAI, Sáthia Silva, explicou que a palestra complementa curso já oferecido na Unidade voltado ao uso do celular e à navegação segura na internet. “A informação, dentro da inclusão digital, é a principal ferramenta para garantir a segurança e autonomia dos idosos no dia a dia", pontuou.
Para ampliar o alcance da ação educativa, a Polícia Militar realizará mais duas palestras sobre os temas, na quinta-feira (24), às 9h e às 14h30.