(Foto/Divulgação)
Em 24 de abril é comemorado o Dia do Aprendiz, data que reconhece a importância da inserção de jovens no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz. Também conhecido como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, o momento celebra o papel fundamental da aprendizagem na formação pessoal e profissional de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos.
Na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti), essa missão é levada muito a sério, reforçou a presidente Sônia Manzan. Prova disso são os dados expressivos alcançados somente neste ano: nos primeiros 100 dias de 2025, a instituição firmou parceria com 26 novas empresas, ampliando, significativamente, as oportunidades para jovens aprendizes. “Apenas no mês de abril, 80 jovens foram admitidos no mercado de trabalho, por meio dos programas coordenados pela Feti”, comemorou.
Para Sônia Manzan, o programa de aprendizagem vai muito além da formação técnica. “Acreditamos na força da juventude e na transformação que o conhecimento pode proporcionar. Cada jovem inserido no mercado por meio da Feti representa um passo rumo a uma sociedade mais justa e preparada”, destacou a presidente.
O programa Jovem Aprendiz tem respaldo legal na Lei nº 10.097/2000, que garante a contratação de jovens a partir dos 14 anos, aliando formação teórica em instituições de ensino à prática nas empresas contratantes. A Feti atua como ponte segura entre esses dois mundos: o educacional e o profissional, explicou Sônia.
“Nosso trabalho é transformar oportunidades em realizações. E isso só é possível com o apoio das empresas parceiras, dos educadores comprometidos, servidores preparados e da confiança das famílias. Hoje é dia de reconhecer o valor dos nossos aprendizes, protagonistas do amanhã que começa agora”, concluiu Sônia Manzan.
E neste mês de abril, a Feti tem ainda mais motivos para comemorar. No dia 27, a instituição completa 50 anos de história. São cinco décadas dedicadas à formação técnica, humana e cidadã de milhares de jovens em Uberaba. Uma trajetória marcada pela inovação, inclusão social e fortalecimento de parcerias com empresas que acreditam na força transformadora da educação.
“Desde sua fundação, a Feti tem se destacado como referência em políticas públicas voltadas para juventude e trabalho. Em meio a esse marco histórico, os resultados recentes reafirmam o legado da instituição e projetam um futuro ainda mais promissor”, apontou Sônia. Segundo ela, ao unir tradição e renovação, a instituição celebra seu cinquentenário com orgulho do caminho percorrido e com os olhos voltados para os próximos 50 anos de transformação.