DE NOVO

Pais voltam a relatar problemas com o transporte escolar rural; veja o que fazer

Publicado em 11/02/2025 às 11:10Atualizado em 11/02/2025 às 11:40
Compartilhar

Início do período letivo na zona rural de Uberaba ainda está sendo desafiador para a Secretaria Municipal de Educação. Nesta terça-feira (11), pais e responsáveis voltaram a acionar a reportagem do Jornal da Manhã com relatos de problemas no transporte de alunos, sobretudo em Tapuirama, na região de Uberlândia.

"Sou pai de aluno aqui da fazenda Rio Claro município de Uberaba e mais uma vez a van não passou. Lembrando que meus filhos estudam lá na Tapuirama", relatou Luan Martins, durante o JM News 1, da Rádio JM.

Entre os relatos estão também os de incerteza quanto aos motoristas. Pais alegam que eles não passam confiança, reclamação semelhante às recebidas pela reportagem ontem. Outros relatos afirmam que os veículos usados no transporte dos alunos são precários. "Ficamos mais de cinco minutos tentando abrir a porta da van, que estava emperrada. Por fim, o aluno teve que 'pular' o banco do motorista", conta um deles. 

Especificamente sobre os alunos de Uberaba que estudam em Tapuirama, que fica em Uberlândia, alguns faltaram nos primeiros dias, já que o ano letivo se iniciou antes que a empresa ficasse responsável pelo transporte de alunos. Além disso, pais e responsáveis relataram nesta segunda-feira (10) que um motorista teria perguntado onde fica a escola, por não saber o trajeto. 

Vale lembrar que as aulas na zona rural de Uberaba foram adiadas para que a nova empresa responsável, a Gathi, pudesse reunir condições necessárias para o serviço, uma vez que a homologação da licitação foi feita apenas no dia 29 de janeiro, a poucos dias do início do ano letivo. No primeiro dia de aula na zona rural, equipes da Secretaria de Educação prestaram apoio à empresa e aos motoristas e há relatos de que vans da Prefeitura chegaram a levar alunos para algumas escolas.

A Secretaria de Educação admite a ocorrência de algumas dificuldades, mas as classifica como pontuais e que devem ser corrigidas assim que os novos prestadores do serviço estabelecerem suas rotinas. Em nota, a secretaria alega ainda que não houve falta de veículos e que a quilometragem foi cumprida, conforme o contrato, no primeiro dia de trabalho. 

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba para um balanço final do primeiro dia e também com os relatos recebidos neste segundo dia de aula na zona rural. O espaço está aberto à manifestação. 

O que fazer se houve problemas com o transporte?

A Secretaria Municipal de Educação relatou que ontem, até a hora do almoço, apenas duas reclamações haviam sido feitas ao setor de Transportes. A pasta orienta que ajustes pontuais estão sendo feitos para otimizar a logística dos mais de 29 mil quilômetros rodados diariamente. Por isso, é imprescindível que a população acione a Semed para os relatos sobre problemas. O número disponibilizado é (34) 3318-0786.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por