ESPAÇO SEGURO

Ouvidoria da Educação na Câmara já recebeu mais de 20 denúncias; assédio contra professores lidera

Dandara Aveiro
Publicado em 13/05/2025 às 11:11
Compartilhar

Ouvidoria criada pela Comissão de Educação da Câmara Municipal de Uberaba já recebeu mais de 20 denúncias em pouco mais de um mês. Criada em abril por iniciativa da vereadora Rochelle Gutierrez, presidente da comissão, o canal abre espaço para denúncias, sugestões, reclamações e pedidos de informações. Anunciada em primeira mão à Rádio JM, a ouvidoria se propõe a ser um espaço seguro para que profissionais da educação, pais, alunos e outros membros da comunidade escolar possam expressar suas preocupações.  

De acordo com Rochelle, das 20 ocorrências, dez são denúncias formais, já que algumas demandas se repetem. “Isso acontece porque, por exemplo, recebemos cinco e-mails de uma mesma denúncia, com remetentes diferentes, cinco reclamações de diferentes assuntos (incluindo falta de profissional de apoio), quatro solicitações com relação a pedido de vagas em escolas e creches, três mensagens com pedidos de informação sobre diferentes assuntos (sobre bullying, por exemplo) e algumas sugestões de fiscalização em escolas e CEMEIs”, conta.   

Ainda segundo a vereadora, as reclamações principais são de assédio moral contra professores. “Os relatos que recebemos envolvem, na maioria das vezes, assédio moral praticado por diretores e coordenadores, com os denunciantes pedindo sigilo por medo de represálias. Isso demonstra a necessidade de um canal seguro para formalizar essas denúncias e dar visibilidade a esses casos”, explicou.  

Até o momento, os casos ainda estão sendo apurados, com alguns em fase de acompanhamento sigiloso devido à sensibilidade dos relatos. “O maior desafio, até agora, é com relação às denúncias de assédio, por isso a ideia de criar uma cartilha orientando os profissionais sobre o assunto. Dessa forma, antes de mais nada, a primeira função da comissão está sendo orientar os profissionais sobre os caminhos legais e se colocando à disposição para acompanhar cada caso”, afirma Rochelle.    

Já com relação às queixas feitas por pais de alunos, a presidente da comissão revela que as principais envolveram a falta de kit escolar, quando ele ainda não havia sido distribuído nas escolas. “Outra reclamação constante é a falta de professores de apoio na rede municipal, um problema recorrente em Uberaba”, ressalta. 

Além de apurar as manifestações, a Comissão de Educação segue com o objetivo de estreitar a relação da Câmara com a comunidade escolar, oferecendo um espaço de diálogo e buscando soluções concretas para as demandas apresentadas. A ouvidoria segue à disposição pelo e-mail [email protected], garantindo sigilo quando solicitado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por