(Foto/Divulgação)
Em 2025, a Orquestra Municipal de Uberaba (OMU) comemora uma década de atividades com uma temporada repleta de apresentações e iniciativas que promovem a democratização da cultura. A programação inclui concertos gratuitos, o lançamento do Projeto Orquestra Jovem de Uberaba e a estreia da série "Concertos com a Juventude", reforçando o compromisso com a formação de novas plateias e o acesso de jovens à música de concerto.
As comemorações dos dez anos da OMU começam na sexta-feira, 25, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU). Nesta data as apresentações ocorrem em duas sessões. Na primeira, às 19h, o público prestigia o lançamento oficial do Projeto Orquestra Jovem, que atualmente conta com 25 alunos da Escola de Cultura e Arte de Uberaba (Ecau).
O Projeto Orquestra Jovem de Uberaba oferece aulas gratuitas de instrumentos de orquestra, atendendo à grande demanda da cidade e região. Atualmente, beneficia cerca de 70 crianças e adolescentes nos bairros Cândida Borges e Beija-Flor III, com previsão de expansão para o Santa Marta, onde serão abertas mais 100 vagas. A expectativa é atingir 360 jovens até o final de 2025.
Ainda na sexta-feira, às 20h30, tem início a segunda sessão de apresentações no TEU. Sob a regência dos maestros Eliézer Tiago e Jeziel Paiva, a OMU apresenta obras de Vivaldi, Respighi, Strauss Jr. e Piazzolla.
No sábado, dia 26, às 10h, será lançada a série "Concertos com a Juventude", permitindo que estudantes e jovens interessados vivenciem a música de forma participativa.
Além desses eventos, a OMU promoverá, ao longo do ano, concertos gratuitos, consolidando sua missão de levar a música erudita a todos os públicos. Os eventos são promovidos pela Fundação Cultural “Prof. Antônio Carlos Marques”, reforçando Uberaba como polo de excelência musical e inclusão cultural, destacou o presidente da Fundação, Cássio Facure.