SAÚDE MENTAL

Obra de expansão do Instituto Maria Modesto pode começar este ano

Rafaella Massa
Publicado em 06/08/2023 às 18:48
Compartilhar
Instituto Maria Modesto (Foto/Uniube)

Instituto Maria Modesto (Foto/Uniube)

O Instituto Maria Modesto, que hoje gerencia os atendimentos ambulatoriais voltados à saúde mental em Uberaba, deve passar por expansão. Segundo o gerente da instituição, Sérgio Marçal, é previsto que a obra a seja finalizada em dois anos, com a entrega de um complexo de saúde mental que se nivele aos três principais da América Latina.  

A partir da expansão, a internação hospitalar psiquiátrica já realizada no Ambulatório de Saúde Mental passa a ser uma parte do complexo de serviços que também será composto por hospital dia, internação e futuramente atendimento particular e por convênios.  

“Nós aguardamos a autorização da Vigilância Sanitária Estadual para uma reforma ampla de todo aquele quarteirão e cada um desses serviços vai ter a sua unidade física separada, sem acesso às demais, com equipe própria. Nós dependemos apenas da autorização da Vigilância para a reforma e aí já iniciar urgência e emergência, e hospital dia”, afirma Marçal. 

Conforme o gerente, o Instituto aguarda sinalização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para viabilizar a ampliação do Ambulatório de Saúde Mental. A previsão é que os espaços sejam reformados gradativamente, de forma que o atendimento não seja comprometido. Os pacientes serão movidos para unidades já reformadas, propiciando que a obra alcance todos os espaços.  

“Reforma em uma unidade, transfere os pacientes para aquela unidade, passa para outra, um deslocamento interno para entregar nessa obra, que é prevista em dois anos. Um complexo de saúde mental para Uberaba, que se nivela aos três principais complexos da América Latina, que estão hoje em Ribeirão Preto, em Itapira e em Campinas”, pontua Sérgio Marçal. 

Os serviços do Instituto Maria Modesto alcançam as três macrorregiões de saúde, sendo elas o Triângulo Sul, em que o Uberaba é polo, Triângulo Norte, onde Uberlândia é polo, e Noroeste, com polo em Patos de Minas. São 84 municípios referenciados. Atualmente, o regime de internação tem média de 50 pacientes ao dia e, são 80 consultas no ambulatório.  

“Uma média de 320 consultas médicas ao mês, mais as psicoterapias, que é um pouco mais que esse número, e as internações, que são uma média de 50 pacientes por dia, 7 dias da semana, 24 horas por dia”, finaliza o gerente do Instituto Maria Modesto. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por