ÉRIS

Nova variante da Covid-19 deve chegar a Uberaba, alerta infectologista

Vitor Maluf diz que é uma variante altamente transmissível, mas não há motivo para pânico

Tito Teixeira
Publicado em 28/08/2023 às 11:36Atualizado em 28/08/2023 às 11:39
Compartilhar

A nova variante do Coronavírus deixou mais uma vez em alerta as autoridades de saúde. Em entrevista ao JM News 1ª Edição, da Rádio JM, o infectologista Vítor Maluf disse que o surgimento de novas variantes provoca aumento de casos de Covid. Em Uberaba, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aproximadamente 100 casos da doença estão ativos.

Uma nova subvariante da covid-19, chamada EG.5 e conhecida popularmente como "Éris", vem chamando a atenção das autoridades de saúde à medida que os casos crescem globalmente e ela se torna dominante em países como Estados Unidos e Reino Unido. "Nós percebemos o aumento de casos, especialmente porque essa nova subvariante é muito infectante e tem muita facilidade de transmissão de uma pessoa para outra. A Sociedade Brasileira de Infectologia lançou um comunicado no qual diz que, apesar da alta transmissibilidade, ela não causa mais mortalidade do que as outras variantes. E salienta os grupos de risco para essa variante, que são os idosos, imunossuprimidos e gestantes, que ficam mais suscetíveis às doenças causadas pelo vírus", esclareceu Vítor Maluf.

O infectologista disse que ainda não foi possível identificar a presença da nova variante nos casos registrados em Uberaba. "Mas, como já existem casos em outros lugares, ela costuma se espalhar rapidamente, assim como todas as outras variantes. Então, é provável que a 'Éris' também chegue a Uberaba", ressaltou.

Por enquanto, segundo Vítor Maluf, a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomendou a obrigatoriedade do uso de máscaras. "O que é recomendado é que as pessoas com síndrome gripal usem máscara, procurem atendimento médico para elaboração do diagnóstico e mantenham o tempo de isolamento para evitar a transmissão", disse o infectologista. Ainda conforme Maluf, os profissionais de saúde que atuam no atendimento de pacientes com a Síndrome Gripal devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

A primeira paciente com a nova subvariante da covid-19, chamada EG.5, foi uma mulher de 71 anos que mora em São Paulo. Seus sintomas começaram em 30 de julho e ela recebeu tratamento em uma unidade hospitalar privada, sendo liberada no dia seguinte. Ela também estava com o esquema vacinal completo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por