SEM PREOCUPAÇÃO

IMA descarta risco de desabastecimento de ovos e carne de frango em Minas Gerais

Joanna Prata
Publicado em 19/05/2025 às 11:31Atualizado em 19/05/2025 às 11:42
Compartilhar
A medida de descarte dos ovos foi adotada de forma preventiva após o Ministério da Agricultura notificar o IMA sobre uma granja mineira que teria recebido ovos férteis de um estabelecimento do Rio Grande do Sul (Foto/Reprodução)

A medida de descarte dos ovos foi adotada de forma preventiva após o Ministério da Agricultura notificar o IMA sobre uma granja mineira que teria recebido ovos férteis de um estabelecimento do Rio Grande do Sul (Foto/Reprodução)

Anúncio de gripe aviária no Brasil leva preocupação aos consumidores de proteína animal. Apesar do descarte preventivo de ovos férteis oriundos do Rio Grande do Sul, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) garantiu que não há risco de desabastecimento de carne de frango e ovos em Minas Gerais. Segundo o órgão, o consumo desses produtos continua seguro e não há, até o momento, qualquer caso confirmado de gripe aviária no estado.

“O consumo tanto de ovos quanto de carne de frango é seguro. Esses alimentos não apresentam risco para a transmissão da influenza aviária”, afirmou o diretor técnico do IMA, André Almeida Santos Duch. Ele reforçou que a população não precisa se alarmar. “O abastecimento vai continuar de forma normal dentro do estado de Minas Gerais”, garantiu ao Jornal da Manhã.

A medida de descarte dos ovos foi adotada de forma preventiva após o Ministério da Agricultura notificar o IMA sobre uma granja mineira que teria recebido ovos férteis de um estabelecimento do Rio Grande do Sul, onde houve o primeiro caso da doença. “Mesmo sem confirmação de contaminação, seguimos o plano de contingência e fizemos o descarte com o apoio do setor produtivo, justamente para reduzir qualquer possibilidade de risco sanitário”, explicou Duch.

O descarte teve início no sábado e está sendo acompanhado pelo IMA em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), a Secretaria de Saúde e outras autoridades. Os ovos descartados seriam usados para incubação e não eram destinados ao consumo. O IMA segue em contato diário com os produtores e reforça que todas as ações adotadas são preventivas para manter o estado livre da doença.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por