(Foto/Divulgação)
Produzido por meio da Lei Paulo Gustavo, o curta metragem "OYA" será exibido no Centro Cultural Cecília Palmério, nesta sexta-feira, 23, a partir das 20h, com entrada gratuita.
O curta é inspirado em documentos históricos reais e conta a história de Alexandrina, uma jovem escravizada em Uberaba, em 1881, que desafia a opressão em busca de liberdade. Segundo o diretor e roteirista Gustavo Vieira, o filme traz uma narrativa poderosa sobre resistência, ancestralidade e a força da cultura afro-brasileira.
A direção de "OYA" mistura realidade e imaginário para retratar a luta pela liberdade e faz uma reflexão necessária sobre justiça, memória e identidade. "Acredito que conseguimos, juntos, transformar uma história de dor e luta – esquecida nos arquivos do tempo – em um curta-metragem com uma atmosfera mágica", ressaltou Gustavo.
Segundo a coordenadora de Incentivo a Projetos Culturais da Fundação Cultural de Uberaba, Márcia Otaviano, a Lei Paulo Gustavo (LPG) tem o objetivo de promover, incentivar e democratizar as expressões artísticas e culturais no município de Uberaba.