A Guarda Civil Municipal completa 25 anos no mês de agosto (Foto/Divulgação)
A Guarda Civil Municipal completa 25 anos no mês de agosto e tem evoluído a ponto de ser considerada um modelo a ser seguido. Em entrevista à Rádio JM, o comandante Marcelo Santos relembrou as dificuldades enfrentadas no período de implantação da GCM.
“No dia 10 de agosto, a Guarda completa 25 anos, e eu tenho 21 anos de casa. Senti na pele as dificuldades do início e passamos isso para os novos agentes, como os que chegaram agora, mostrando que não foi fácil. Não tínhamos credibilidade com as forças de segurança, com a imprensa e com a própria sociedade de Uberaba, que não via a Guarda como uma força de segurança”, destacou.
O comandante lembrou ainda que as Guardas Civis de todo o país são reconhecidas como equivalentes às polícias, segundo entendimento da Justiça, o que valoriza ainda mais a atuação da GCM de Uberaba.
“Hoje conseguimos dar suporte e apoio às forças de segurança, algo que no passado não era possível por limitações técnicas. Não tínhamos capacidade de ajudar, mas hoje temos. Somos acionados pela Polícia Penal, pelo Corpo de Bombeiros, PRF, Polícia Federal, Polícia Civil e também pela Militar. Fazemos parte de todo o sistema de segurança pública”, afirmou.
Por fim, Santos comentou a visita da secretária de Defesa Social de Araxá, realizada nesta semana. Ela esteve em Uberaba para conhecer o funcionamento da Guarda e avaliar a possibilidade de implantar uma GCM no município vizinho.