AGOSTO DOURADO

Extensão da UFTM prepara projeto para estimular o aleitamento materno

Marconi Lima
Publicado em 10/07/2024 às 20:12
Compartilhar

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está desenvolvendo o projeto de extensão “Agosto Dourado UFTM: múltiplas mãos para o incentivo à amamentação”. A iniciativa é conduzida por um grupo de docentes e discentes, que convida mães que amamentam ou já amamentaram para participarem de uma mostra de fotografias e depoimentos sobre suas experiências com a amamentação.

O evento está programado para ser realizado entre os dias 19 e 30 de agosto, no Centro Educacional da UFTM, e visa destacar a importância do aleitamento materno. Interessadas em participar devem enviar uma fotografia amamentando o bebê e/ou um depoimento relatando suas vivências durante a amamentação.

Mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.

Em entrevista com a médica pediatra e chefe do Setor de Gestão do Ensino do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/MEC, Thaise Brasileiro, solucionamos algumas dúvidas sobre o aleitamento materno. Confira!

A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) recomendam que o aleitamento materno exclusivo seja realizado até os 6 meses de vida do bebê, e o aleitamento materno, complementado até 2 anos de vida do bebê ou mais, dependendo da vontade da mãe e da criança.

Até os 6 meses de vida, o leite materno é suficiente com todos os nutrientes e a hidratação necessária para a criança. Não é preciso ingerir nada além do leite materno, nem mesmo a água.

O Agosto Dourado foi instituído pela Lei 13.435/2.017. O mês da amamentação veio de uma construção sedimentada pela comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno e teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o Unicef, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocent”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por