SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Educação debate a segurança nas escolas durante atividade mensal com servidores

A medida reforça protocolos nas escolas após o caso de ataque à creche de Blumenau, no início do mês

Publicado em 13/04/2023 às 19:51
Compartilhar
Nesta semana, os profissionais estão sendo capacitados com treinamento e orientações de segurança (Foto/Divulgação)

Nesta semana, os profissionais estão sendo capacitados com treinamento e orientações de segurança (Foto/Divulgação)

A Secretaria de Educação realiza mais uma edição do “De ponto a ponta”. Os encontros mensais reúnem gestores e coordenadores da rede de ensino, o secretário de Educação, Celso Neto, e a adjunta, Juliana Petek. Nesta semana, os profissionais estão sendo capacitados com treinamento e orientações de segurança. A medida reforça protocolos nas escolas após o caso de ataque à creche de Blumenau, no início do mês.

Além de abordar questões administrativas e de planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os servidores participaram de uma palestra com o tenente Carlos Alberto Barbosa, superintendente de Defesa Social. Segundo ele, as ações visam atenuar o pânico, a partir de medidas concretas que tragam maior sensação de segurança no ambiente escolar. “Estamos repassando aos servidores técnicas simples, de cunho internacional, utilizadas inclusive pela Cruz Vermelha, mas que fazem total diferença em situações de risco”, explicou.

Segurança Escolar. Desde segunda-feira (10), a partir do grupo de trabalho formado com representantes de todas as forças de segurança do município, prefeita e secretariado, novas medidas foram estabelecidas para reforçar a segurança das escolas municipais, estaduais e privadas, dentre elas a ação efetiva e conjunta da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal em rondas ostensivas.

Durante a reunião, ainda foi definida a ampliação do número de treinamentos nas escolas sobre técnicas de evacuação e orientações de primeiros socorros. A equipe do Corpo de Bombeiros também irá atuar na formação de novos brigadistas nas unidades escolares.

Entre as medidas a médio e longo prazo, estão previstos ainda palestras orientativas para alunos e a comunidade escolar; criação de protocolos de segurança para toda a rede de ensino; criação de uma cartilha pedagógica com orientações sobre segurança; campanhas educativas para TV e rádio; ações integradas com a rede de assistência psicossocial; reforço na instalação de câmeras de videomonitoramento e controle de acesso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por