EDUCAÇÃO

Defensoria Pública realiza mutirão para viabilizar vagas a crianças em creches e pré-escolas

Juliana Corrêa
Publicado em 15/02/2024 às 18:15Atualizado em 16/02/2024 às 07:34
Compartilhar

Iniciativa visa conseguir o ingresso crianças até cinco anos que não conseguiram vagas nas creches e pré-escolas (Foto/Reprodução)

Iniciativa visa conseguir o ingresso crianças até cinco anos que não conseguiram vagas nas creches e pré-escolas (Foto/Reprodução)

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) realiza Mutirão “Creche para Todos”. A iniciativa busca intermediar a matrícula em creches, para crianças de zero a três anos, ou pré-escolas, para crianças de quatro e cinco anos, que não conseguiram vaga. A iniciativa é da Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cededica), com apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProC). 

O mutirão teve início nesta quinta-feira (15) e vai até a sexta-feira (23). O objetivo é universalizar o acesso das crianças à pré-escola e creches em todo o estado de Minas Gerais, focando na resolução extrajudicial por meio de tratativas com os municípios. Em Uberaba, a inscrição é feita na sede da Defensoria Pública, na avenida Maranhão, 1.421, bairro Universitário, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, ou por e-mail [email protected].

Daniele Bellettato Nesrala, coordenadora da Coordenadoria Estratégica de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDEDICA/DPMG), explica que “todos os municípios têm o dever imediato de oferecer vagas em creches e pré-escolas para todas as crianças, com base no julgamento do Tema 548 pelo Supremo Tribunal Federal. O Mutirão visa construir com as prefeituras fluxos administrativos para a criação ou ampliação desse serviço, evitando a judicializacão. É muito importante que as famílias saibam que todas as crianças, de zero a cinco anos têm direito subjetivo a vaga em creche ou pré-escola e procurem a Defensoria Pública para efetivarem esse direito”. 

Para realizar a inscrição no mutirão é preciso apresentar certidão de nascimento da criança com o CPF; cópia da carteira de identidade e o CPF do representante legal; comprovante de endereço no município onde se almeja a vaga e com CEP, preferencialmente em nome do requerente, ou declaração de residência, que pode ser obtida em posto de saúde ou no CRAS.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por