(Foto/Divulgação)
Cerca de 30 artesãos de Uberaba participaram de um mutirão para emissão da Carteira Nacional do Artesão, nesta terça-feira (22), em uma iniciativa do Sebrae Minas e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), com apoio da Prefeitura de Uberaba. O documento oficializa a atividade dos profissionais e oferece benefícios, como participação em feiras, isenção de ICMS e acesso a microcrédito.
De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), atualmente Uberaba conta com aproximadamente 500 pequenos negócios ligados à produção artesanal. A artesã Luana Marcolino, que trabalha com peças feitas a partir do bagaço de cana, foi uma das participantes do mutirão. “Faço artesanato desde a adolescência, mas não sabia que podia me profissionalizar. Era só um hobby. Agora poderei participar de feiras, aumentar minhas vendas e buscar mais conhecimento”, afirmou.
Durante o evento, também foi lançado o programa Feito à Mão, voltado ao fortalecimento do artesanato local e ao desenvolvimento do Geoparque Uberaba. A ação prevê oficinas, consultorias especializadas e o lançamento de um catálogo com os produtos desenvolvidos pelos artesãos participantes.
“O programa vai além da capacitação técnica. Queremos transformar a realidade dos artesãos, fortalecer seus negócios e promover a cultura local como motor da economia”, destacou Celso Neto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba.
Para o analista do Sebrae Minas, Marcius Mendes, a proposta é também estratégica. “Mais do que fomentar o empreendedorismo artesanal, o ‘Feito à Mão’ propõe um novo olhar sobre o território. O artesanato pode diversificar a economia local e atrair visitantes em busca de experiências autênticas”, concluiu.