POLÊMICO

Artesã de Uberaba defende bebês reborn: maioria da clientela é de crianças

Verônica Melo relata casos de apoio emocional na compra das bonecas bebê reborn e enaltece seu papel no auxílio de adultos em necessidade

Joanna Prata
Publicado em 21/05/2025 às 11:04Atualizado em 21/05/2025 às 11:27
Compartilhar
A artesã lamenta que a arte reborn esteja sendo usada por algumas pessoas como forma de autopromoção (Foto/Divulgação/Verônica Melo)

A artesã lamenta que a arte reborn esteja sendo usada por algumas pessoas como forma de autopromoção (Foto/Divulgação/Verônica Melo)

Em meio a polêmicas recentes envolvendo o uso de bonecas bebê reborn por adultos em situações inusitadas, uma artesã de Uberaba defende a verdadeira essência do seu trabalho: a arte. Verônica Melo iniciou sua trajetória na pandemia, ao buscar uma alternativa para complementar a renda familiar. A artesã faz questão de destacar que, muito além das polêmicas que circulam nas redes sociais, essa é uma arte com forte impacto emocional e social.

“Já fiz várias bonecas para quem tem Alzheimer, para crianças com problemas de saúde. O bebê reborn é uma arte muito bonita”, afirma. Verônica relata, inclusive, a encomenda de uma boneca com traços de síndrome de Down feita por uma mãe que havia perdido a filha. “Achei que pudesse estar explorando a dor dela, mas percebi que estava eternizando o amor”, diz.

Ela lamenta que a arte reborn esteja sendo usada por algumas pessoas como forma de autopromoção. "São pessoas que não têm mais o que fazer para se aparecer e estão usando o bebê reborn", diz. Um dos pontos mais mal interpretados, segundo ela, são os raros casos em que pessoas levam bebês reborn a hospitais, gerando alarde desnecessário. “Pode até ter acontecido, mas é um caso aleatório. Não é como se todo mundo estivesse fazendo graça”, desabafa. “As pessoas criticam sem saber”, lamenta ela e ainda questiona: "será a boneca o problema de tudo isso ou uma sociedade gananciosa que só quer tirar proveito de tudo pra aparecer?".

Verônica enfatiza que a dedicação por trás de cada boneca é enorme. O processo envolve pintura em camadas, secagem em forno especial, colocação de cabelos fio a fio com agulha, além da confecção do corpo em tecido. Tudo isso leva cerca de 20 a 25 dias para ser concluído. “Não é um trabalho rápido que você faz do dia para a noite”, explica. Hoje, a maioria dos clientes da artesã são pessoas que compram as bonecas para presentear crianças.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por