DENÚNCIA

Aluno ameaça colegas e professora com tesoura na E.M. Uberaba

Publicado em 23/05/2025 às 15:27Atualizado em 23/05/2025 às 17:53
Compartilhar
"Na terça-feira ele catou uma tesoura, ameaçou a sala inteira", relata denunciante (Foto/Reprodução)

"Na terça-feira ele catou uma tesoura, ameaçou a sala inteira", relata denunciante (Foto/Reprodução)

Mais uma denúncia envolvendo segurança nas escolas. Desta vez, na Escola Municipal Uberaba, onde um aluno do sexto ano teria ameaçado colegas e professores com uma tesoura nesta terça-feira (20). Preocupadas, mães de alunos relatam medo das crianças em voltar às salas de aula. Ao JM, profissional que atua na Escola Uberaba revela que o Conselho Escolar se reuniu e votou pela expulsão do aluno, que já não se encontra mais matriculado na escola. A Secretaria Municipal de Educação ainda não se posicionou.

"Tem um aluno que não tem o diagnóstico e as professoras falam que ele tem TOD (Transtorno Opositor Desafiador). E ele vem dando problema de comportamento com outras crianças, chama professora de vagabunda, já trocou de sala várias vezes, já chegou a agredir...  A escola tem ciência, mas não pode fazer nada por ser pública", conta a mãe ao Jornal da Manhã.

Segundo ela, na terça-feira o menino, de 11 anos, ameaçou os alunos com uma tesoura. "Na terça-feira ele catou uma tesoura, ameaçou a sala inteira, falando que ia matar todo mundo, que não conseguia se controlar. A professora desesperou e tirou todo mundo da sala, mas três alunos ficaram lá", relata. Ainda de acordo com a denunciante, a professora imediatamente retirou os alunos da sala, mas três acabaram ficando lá.

A mãe ainda conta que a filha desconhece o caso que chocou Uberaba há pouco mais de 15 dias. "Não contei para preservá-la e para ela não ficar com medo de ir para a escola", conta. 

Ainda de acordo com o relato da denunciante, a professora conseguiu acalmar os ânimos e nada pior aconteceu, felizmente. "Falaram que não podem colocar ele com professor auxiliar. Mas ele atrapalha a aula toda. Olha o ponto que chegou e a desgraça que poderia acontecer", se preocupa a denunciante.

Ela acrescenta ter conversado na direção da Escola Uberaba. "Minha filha não vai voltar na escola, ela está com muito medo. Conversei com a direção, eles confirmaram o fato e disseram que o que podem fazer é suspender o aluno e que tinha que aguardar um posicionamento da Prefeitura. Mas ele já foi suspenso nem sei quantas vezes. E eu ainda perguntei se ele vai voltar pra sala e eles falaram que não podem confirmar se vai voltar ou não porque estão esperando a Prefeitura. Se eu mandar ela hoje (para a escola) ele pode estar lá!", revela a denunciante.

Ela acrescenta que os pais e alunos do sexto ano estão "perdidos", sem saber a quem recorrer para que a situação seja resolvida. "O diretor me pediu discrição sobre o caso, que ia se resolver. Para não contar para ninguém nem espalhar, mas eu não sei o que fazer. Agora vou ter que colocar minha filha numa escola particular, porque não vou conseguir vaga. Não é culpa da escola, eu também entendo, todos os professores têm medo do aluno, mas eu não posso mandar mais minha filha e correr esse risco", finaliza a denunciante.

 A Secretaria de Educação (Semed) informa que, seguindo o protocolo de proteção integral aos estudantes, a direção da E.M. Uberaba tomou providências imediatas no dia da ocorrência, ouvindo e acolhendo todos os alunos envolvidos. O estudante acusado de ameaçar os colegas já havia recebido três suspensões anteriores e, diante da nova situação — configurando a quarta reincidência —, o Conselho Escolar, formado por pais, professores e representantes da equipe administrativa, decidiu, de forma conjunta, pelo seu remanejamento para outra escola. Como também é claro no protocolo, o Conselho Tutelar e a Seção de Atendimento ao Educando (SAE) foram acionados e a SAE promoverá rodas de conversa, escuta qualificada e ações de apoio socioemocional para toda a comunidade escolar da E.M. Uberaba, com atenção especial aos alunos que relataram sentir-se ameaçados.

Profissional que atua na Escola Uberaba revelou ao JM que o aluno em questão enfrentou quatro suspensões desde o início do ano letivo e que todos os registros de suas indisciplinas foram enviados à Secretaria Municipal de Educação. Ainda de acordo com as informações repassadas ao JM, o Conselho Escolar se reuniu nesta quinta-feira (22) e decidiu pela expulsão e transferência do aluno, que já foi confirmada. Assim, o aluno não está mais matriculado na Escola Uberaba.

Por fim, a fonte revela que todos os órgãos competentes foram acionados, como Assistência o Educando e Conselho Tutelar, para acompanhamento do caso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por