IRREGULARIDADES

10% dos jazigos do Cemitério São João Batista estão sem os devidos cuidados

Dandara Aveiro
Publicado em 10/01/2025 às 16:45
Compartilhar

Um levantamento realizado pela Prefeitura de Uberaba identificou irregularidades em 10% das 22.634 sepulturas do Cemitério São João Batista, no ano de 2024. Os dados foram fornecidos à reportagem do Jornal da Manhã após reclamação de ouvinte da Rádio JM, que denunciou a falta de manutenção no local.

Nossa equipe foi até ao cemitério e constatou que, embora já estivesse sendo realizado serviço de limpeza e capina nas áreas comuns, muitos jazigos estavam mal cuidados, com sujeira e mato acumulado ao redor. 

Em nota, o Departamento de Cemitérios, vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), informou que a conservação das sepulturas é dever dos proprietários, e que notificações estão sendo enviadas aos responsáveis, com prazo de 30 dias para regularizar a situação. Caso a manutenção necessária demande mais tempo, é possível solicitar a prorrogação do prazo.

Ainda segundo o órgão público, em casos emergenciais, a Prefeitura realiza as intervenções e cobra os custos dos serviços, que variam conforme cada caso. “As intervenções emergenciais nas sepulturas são realizadas exclusivamente em situações que representem risco à segurança dos visitantes, como a presença de animais peçonhentos, exposição de materiais cortantes ou outras condições que possam comprometer a integridade física dos frequentadores”. 

Caso haja dúvidas, as famílias podem entrar em contato com o Departamento de Cemitérios da Sesurb pelo WhatsApp (34) 3313-7818 ou ir diretamente na sede, localizada na avenida Dona Maria de Santana Borges, nº 1, bairro Olinda, que funciona de segunda a domingo, das 7h30 às 17h.

Leia a nota oficial na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio do Departamento de Cemitérios, vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), informa que, conforme o levantamento realizado em 2024, foram identificadas inconformidades estruturais em 10% das 22.634 sepulturas do Cemitério São João Batista. As notificações aos responsáveis pelos túmulos estão sendo enviadas, com o objetivo de regularizar as situações identificadas.

Após o recebimento da notificação formal, os responsáveis terão um prazo de 30 dias para regularizar a situação. Caso o serviço necessário demande mais tempo (como em obras estruturais), os notificados poderão solicitar a prorrogação do prazo.

Visando facilitar o atendimento, o Departamento de Cemitérios da Sesurb disponibilizou o número de WhatsApp (34) 3313-7818, com atendimento de segunda a domingo, das 7h30 às 17h. Os interessados podem entrar em contato para esclarecer dúvidas sobre a regularização da titularidade de jazigos e outros assuntos relacionados. Também é possível comparecer pessoalmente à Avenida Dona Maria de Santana Borges, nº 1, no bairro Olinda.

A Prefeitura realiza periodicamente serviços de limpeza e manutenção nas áreas comuns do cemitério, como capina, varrição das vias e outras atividades de zeladoria no entorno dos túmulos. A responsabilidade pelos reparos nos jazigos, no entanto, continua sendo dos familiares ou responsáveis.

As intervenções emergenciais nas sepulturas são realizadas exclusivamente em situações que representem risco à segurança dos visitantes, como a presença de animais peçonhentos, exposição de materiais cortantes ou outras condições que possam comprometer a integridade física dos frequentadores. Quando essas intervenções ocorrerem, o custo dos serviços será cobrado diretamente do responsável pelo jazigo. Devido ao caráter emergencial e à especificidade de cada situação, não há levantamento detalhado sobre o número de intervenções realizadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por