Prefeitura de Uberaba comunicou o encerramento as atividades do Centro de Atendimento à Dengue (CeDengue). O anúncio vem em meio à confirmação de outras duas mortes pela doença. O centro entrou em funcionamento no fim de fevereiro de 2025. Atualmente, a cidade conta com 21.531 notificações de dengue até o momento, sendo 3.860 com diagnóstico positivo para a doença. São 17 mortes contabilizadas na cidade neste ano.
No comunicado, a Prefeitura justifica queda no número de notificações e de busca pelo serviço na unidade. De acordo com informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a redução no número de notificações por dengue é de 94,37% considerando o intervalo entre a semana epidemiológica 11 (09/03 a 15/03) e a semana epidemiológica 25 (15/06 a 21/06). Os índices também impactam o volume de busca por atendimento médico na unidade, que caiu quase 80%.
Apesar do encerramento das atividades do CeDengue em Uberaba este ano, a Prefeitura reitera que o acolhimento às pessoas com suspeita de dengue segue sendo ofertado nas unidades básicas de saúde para pacientes com sintomas leves e nas Unidades de Pronto Atendimento para os casos mais graves. Atualmente, dez UBSs têm atendimento em horário estendido, até 20h: UBS Edson Luiz Fernandes (Residencial 2000), UBS Dr. João Francisco Naves Junqueira (Rio de Janeiro), UMS Maria Tereza de Freitas (Bairro de Lourdes), USF Dr. Romes Cecílio (Morumbi), UMS Professor Aluízio Prata (Elza Amui), UMS Tibúrcio Teixeira (Abadia), UMS Valdemar Hial Júnior (Fabrício), UMS Álvaro Guaritá (Valim de Melo), UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês) e UMS Ézio de Martino (Boa Vista).
Enfrentamento à dengue
A reabertura do CeDengue era ventilada desde janeiro em 2025, quando se deu a primeira escalada da dengue em Uberaba. Apesar do número alto de diagnósticos positivos, sobretudo considerando a curva epidemiológica da doença, o centro só abriu as portas no final de fevereiro.
A primeira morte veio mais cedo este ano, em fevereiro, o que acelerou a abertura do CeDengue. Contudo, as estratégias de enfrentamento à dengue em Uberaba incluíram este ano também os sobrevoos de drone (a última etapa está acontecendo, inclusive), além do fumacê e das visitas de agentes de endemias.
Segundo a Prefeitura, os agentes continuam percorrendo todos os bairros da cidade, com visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, além de prestar orientações aos moradores.
O fumacê foi utilizado em períodos críticos contemplando todos os bairros, conforme os índices de infestação e as recomendações do Estado/Ministério da Saúde. Ainda referente à prevenção, a vacina contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos, conforme a nota técnica do Ministério.