POLÍTICA

Ex-prefeito Anderson afirma que pressionar Fernando Pimentel é postura equivocada

Anderson acredita que o trabalho para viabilizar a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados deve ser feito junto à presidente

Daniela Brito
Publicado em 02/07/2015 às 07:44Atualizado em 16/12/2022 às 23:28
Compartilhar

Foto/Fernanda Borges

Ex-prefeito Anderson Adauto diz que Piau está equivocado ao pressionar o gobernador mineiro sobre planta de amônia

Ex-prefeito Anderson Adauto (PTdoB) acredita que o trabalho para viabilizar a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN V) deve ser feito junto à presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Para ele, a postura adotada pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) em tentar pressionar o governador mineiro, Fernando Pimentel (PT), está equivocada.

De acordo com Adauto, a fábrica de amônia é uma decisão do governo brasileiro, que é sócio majoritário da Petrobras. “Esta fábrica é uma determinação do governo para suprir uma demanda do país”, afirma. Tanto que a obra, conforme ressalta, foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, ele lembra que a presidente já esteve por duas vezes na cidade reafirmando o investimento no município. “Ela está supercomprometida com esta fábrica e tem que indicar alguém para que seja aberto este diálogo”, comenta.

Ainda segundo o ex-prefeito, o governo estadual não deve ser pressionado, pois está avançando, visto que já descartou a proposta do duto vindo de Betim, que está orçado em R$2 bilhões, tendo em vista o alto valor do investimento. “Isso já está amadurecido”, garante. A alternativa mais plausível é o duto partindo de Ribeirão Preto (SP), cujo valor de investimento é de R$400 milhões. “Até porque o que temos de concreto para atender com o gás é uma fábrica de amônia. E o importante é a chegada do gás para operá-la”, diz.

Anderson também não acredita que a suspensão da obra esteja relacionada ao recuo do mercado por amônia, pois a demanda por fertilizantes, cuja matéria-prima é a amônia, continua em alta. “Todos os anos o país bate recorde nas safras”, avalia.

O ex-prefeito diz que não tem representatividade para fazer estas ações, mas quer se reunir com o G-9 para expor todo este panorama, pois acredita que as ações estão sendo conduzidas de forma equivocada. “Não quero fazer favoritismo político com isto, mas o Paulo [Piau] está equivocado nas ações que está conduzindo”, diz.

AA ainda diz que está fazendo sua parte, lembrando que quando o então governador Antonio Anastasia veio à cidade e garantiu que o gás chegaria a Uberaba, Paulo Piau não questionou o anúncio, colocando os valores na mesa de um duto vindo de Betim em relação a outro vindo do Estado de São Paulo. “Pelo contrário, ele ficou dizendo por aí que Uberaba estava no gás total”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por