POLÍTICA

Além do gasoduto, mercado leva à suspensão da planta de amônia

Além da indefinição do gasoduto, a Petrobras confirma ainda que a suspensão das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN V) se dá também em razão da baixa demanda de amônia

Daniela Brito
Publicado em 02/07/2015 às 07:37Atualizado em 16/12/2022 às 23:28
Compartilhar

 Foto/Divulgação PMU

De acordo com a Petrobras, 30% da obra fisíca já foi concluída na unidade localizada no Distrito Industrial 3

Além da indefinição do gasoduto, a Petrobras confirma ainda que a suspensão das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN V) se dá também em razão da baixa demanda de amônia pelo mercado. O produto seria fabricado na unidade de Uberaba. A informação foi repassada pela própria estatal por meio de nota da assessoria de comunicação, após questionamento do Jornal da Manhã.

De acordo com a Petrobras, a obra, com aproximadamente 30% de avanço físico, passa para o chamado “estágio de hibernação”, em razão do adiamento dos sucessivos compromissos da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). “A estatal mineira não apresentou evidências de que vai construir o gasoduto que forneceria gás natural à planta no prazo e nas condições acordadas em contrato celebrado com a Petrobras”, afirma trecho da nota encaminhada ao JM. Com este impasse, a Petrobras diz que se vê impedida de assumir os riscos associados à finalização da planta sem que haja uma revisão das condições adequadas para o suprimento de gás para a fábrica pela Gasmig.

A estatal também destaca que, paralelamente à questão do duto, o mercado nacional de fertilizantes apresentou recuo na demanda por amônia – principal produto a ser produzido na UFN V. Com este quadro desfavorável, a Petrobras entende que, atualmente, o investimento na construção desse projeto, com base na relação custo-benefício, não se mostra adequado em comparação a outros negócios da companhia.

Importante destacar que o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, afirmou na segunda-feira passada (29), durante a coletiva de imprensa, que a baixa demanda pelos fertilizantes pesou na decisão da estatal, que está priorizando investimentos em sua atividade-fim de exploração de óleo e gás, deixando de lado investimentos petroquímicos e fertilizantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por