CIDADE

Alunos da zona rural ficam sem transporte no primeiro dia de aula

Das 76 vans necessárias para o transporte escolar rural, apenas 12 começaram a operar nesta quarta-feira

Marília Mayer
Publicado em 05/02/2020 às 10:46Atualizado em 18/12/2022 às 04:04
Compartilhar

Foto/Leitor JM

As poucas vans que rodaram hoje não seguem as determinações previstas no edital, segundo denuncia o vereador Elias Divino 

Alunos das comunidades rurais Serrinha, Santa Rosa, Capelinha do Barreiro, Baixa, Peirópolis, Ponte Alta, Calcário e Borgico ficaram desassistidos. Alguns estudantes não foram para escola, em outros casos os pais levaram os filhos com veículos próprios.

Em nota, a Secretaria de Educação (Semed) informou que acompanhou o trabalho da Expresso RS, que começou a prestar o serviço neste ano letivo, e vai tomar as providências cabíveis.

“Mesmo sendo o primeiro dia e sabendo que imprevistos podem ocorrer, a Semed irá notificar a empresa, advertindo para que o serviço aconteça 100%. Os alunos não serão prejudicados”, garante trecho da nota.

O comunicado relata também que a pasta acompanha desde o mês de janeiro a atuação da nova prestadora de serviço na organização do serviço e contratação dos motoristas.

Além do número insuficiente de veículos, fiscalização feita por equipe do vereador Elias Divino nas oito escolas da zona rural apurou que as vans que rodaram hoje não cumprem as exigências feitas pela Prefeitura.

Conforme o parlamentar, foram licitadas vans de sete anos para cá e foram verificados veículos com data anterior. Ainda, os carros não passaram pelo processo de obrigatório e, assim sendo, a empresa não tem laudo de inspeção veicular para apresentação.

“Encaminhei ofício à Prefeitura pedindo providências, inclusive, pedi também a reposição das aulas. Caso o problema não seja resolvido eu vou acionar o Ministério Público”, concluiu o vereador.

Portaria publicada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) determina que as vans devem passar por vistoria, devem ter selo de identificação colado no vidro, faixa escolar, e carteira da SDS, assim como o motorista, sendo que tais exigências não foram cumpridas no primeiro dia de atuação.

A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Semed para mais detalhes sobre o fato, inclusive para saber como ficará o transporte dos alunos amanhã e possibilidade de reposição das aulas perdidas hoje, e também a empresa Expresso RS, para se manifestar sobre o ocorrido. O espaço segue aberto à manifestação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por