CIDADE

Mães protestam no MP e na Prefeitura para garantir transporte rural escolar para filhos

Reivindicações surgiram após atrasos nos pagamentos dos motoristas e pela hipótese de troca de empresa

Publicado em 11/12/2019 às 17:12Atualizado em 18/12/2022 às 02:41
Compartilhar

Foto/Leitor

Na tarde de hoje (11), uma manifestação tomou conta dos corredores da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU). Mães que moram nos bairros rurais da cidade reivindicaram o transporte escolar seguro dos filhos. A principal reclamação foi devido à troca da empresa responsável pelo transporte, que deve ocorrer no próximo ano. 

Depois de mais de 20 anos de prestação de serviços à Prefeitura, a Ubervan – Cooperativa dos Transportadores de Uberaba deixará de ser responsável pelo transporte escolar. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou licitação na qual a empresa paulista LS Transporte saiu vencedora. Porém os pais e alunos temem que, com a troca de empresa, a nova prestadora de serviços não cumpra o contrato e os alunos fiquem novamente sem aulas, como já ocorre. 

Inicialmente a ação passou pelo Ministério Público e depois seguiu para a PMU. As mães já haviam solicitado reuniões com o prefeito Paulo Piau e com a Secretaria da Educação, Silvana Elias. De acordo com as primeiras informações apuradas, as mulheres foram recebidas após os protestos.

Um dos manifestantes, que preferiu não se identificar, falou sobre a questão da falta de segurança oferecida por novos motoristas e relembrou o caso do homem acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 13 anos. “Aquele motorista estava como clandestino”, acusou.

A vítima relatou à Polícia Militar que o acusado, de 31 anos, trabalha como motorista do transporte escolar rural há cerca de dois meses e, desde então, os abusos vêm acontecendo. 

O manifestante também reclamou da forma que as mães e motoristas estão sendo atendidos pela PMU. “O chefe do transporte é que está maltratando todo mundo e a principal pauta das mães é tirar ele, que está sendo acobertado pela Silvana Elias”, denunciou. 

A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Uberaba e aguarda posicionamento. O espaço está aberto à manifestação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por