AQUELE 1%

Zema amplia proposta de reajuste dos servidores de 3,62% para 4,62%

Gisele Barcelos
Publicado em 04/06/2024 às 20:54
Compartilhar

Depois de protestos de servidores e deputados, governo de Minas enviou à Assembleia Legislativa emenda ao projeto de reajuste salarial do funcionalismo e aumentou o índice de 3,62% para 4,62%. Ao anunciar a medida, o governador Romeu Zema (Novo) manifestou que o percentual corresponde à inflação de 2023, medida pelo IPCA.

Por meio de nota distribuída à imprensa, o governo mineiro posicionou que a nova proposta de reajuste foi construída a partir do diálogo com os parlamentares mineiros e para atender às demandas dos servidores dentro das limitações orçamentárias e fiscais do Executivo mineiro.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador declarou que houve um ajuste nos gastos públicos para economizar e viabilizar a recomposição das perdas inflacionárias à categoria. “Sabemos que o Estado não existe sem o funcionalismo público. E é por sabermos da importância do trabalho de cada servidor que fizemos tudo que estava ao nosso alcance para melhorar nossa proposta de recomposição [...] Esse percentual corresponde, exatamente, à inflação de 2023. Desta forma, faremos uma recomposição integral das perdas inflacionárias”, afirmou o governador.

Já a secretária estadual de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto (Novo), concedeu entrevista coletiva e ressaltou que o adicional de 1% na proposta de reajuste salarial trará impacto de R$560 milhões por ano nos cofres públicos do Estado.

Para equilibrar as contas, a titular da pasta argumentou que foi feito esforço para redução de despesas sem prejuízo à prestação de serviços à população. “Vínhamos trabalhando com o índice menor em virtude da realidade das contas públicas. O cenário que tínhamos até então não nos permitia avançar. Foi necessário muito estudo para chegar a esse percentual [de 4,62%], mas temos certeza que será bom para os servidores”, ponderou.

A emenda enviada pelo Executivo segue agora para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), que fará também a análise em segundo turno do projeto original do reajuste do funcionalismo estadual. 

Na semana passada, a proposição que concedia reajuste de 3,62% aos servidores foi aprovada em primeiro turno pelos deputados, mas foi duramente criticada tanto pela base de Zema quanto pela oposição. Logo após a votação, deputados da base deixaram o plenário e provocaram a suspensão da reunião por ausência de quorum mínimo. O texto segue em tramitação no Plenário, pois as emendas apresentadas não foram analisadas. Com o movimento, a decisão sobre possível aumento no percentual ficou para esta semana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por