MUDOU

Vereador Varciel recorre e Tribunal revê desaprovação das contas eleitorais

Gisele Barcelos
Publicado em 31/01/2025 às 21:43
Compartilhar

Após entrar com recurso em segunda instância, o vereador Varciel Borges (PMB) conseguiu reverter a desaprovação das contas de campanha. Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiu pela aprovação com ressalvas da prestação de contas do parlamentar eleito.

Um dos pontos contestados na prestação de contas de Varciel foi o recebimento direto de doações efetuadas por pessoas físicas desempregadas há mais de 120 dias, o que indicaria ausência de capacidade econômica para a contribuição ao candidato.

No entanto, a relatora do processo, juíza Flávia Birchal, posicionou que a questão de forma isolada não prejudicava a integridade das contas ao analisar o valor da doação e a renda comprovada pela doadora. “Não havendo indícios de fraude ou má-fé, deverá o apontamento ser desprezado”, manifestou.

Além disso, inicialmente foram apontadas divergências entre as informações relativas às doações na prestação de contas final e as constantes no relatório parcial. Porém, a relatora argumentou que se tratava de receita própria e de baixo valor. “Dentro do contexto da totalidade das presentes contas, a falha situa-se no campo da formalidade e, por si só, não é capaz de conduzir à sua desaprovação”, continuou no despacho.

Na sentença de primeiro grau, também foi indicado o descumprimento do prazo para envio dos dados relativos aos recursos financeiros recebidos na campanha e a detecção de gastos eleitorais realizados em data anterior à data inicial de entrega da prestação de contas parcial. Entretanto, o TRE-MG considerou as questões como impropriedades que não acarretam a desaprovação das contas.

Devido aos pontos citados, a relatora defendeu que apenas fossem feitas ressalvas, mas com a aprovação das contas do candidato do PMB. O entendimento foi seguido por unanimidade pelos demais membros da Corte Eleitoral.

Por enquanto, o TRE-MG ainda não analisou os recursos apresentados pela prefeita Elisa Araújo (PSD) e pelo vereador Marcos Jammal (PSDB), que também tiveram as contas de campanha rejeitadas em primeira instância.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por