POLÍTICA

Uberaba não deve ser punida por não estar com Plano de Mobilidade pronto

A secretária municipal de Planejamento, Isabela Nascimento, defende que um pré-projeto foi encaminhado ao governo federal e o documento deve evitar sanções até a versão final do plano ser aprovada

Gisele Barcelos
Publicado em 12/04/2022 às 13:00Atualizado em 18/12/2022 às 19:05
Compartilhar

Apesar de município não estar com Plano de Mobilidade Urbana concluído e aprovado dentro do prazo estabelecido pelo governo federal, a nova secretária municipal de Planejamento, Isabela Soares Nascimento, acredita que Uberaba não deve ser afetada com bloqueio de recursos federais. 

O prazo para a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana encerra nesta terça-feira (12). O fim da data-limite foi questionado porque a lei prevê que os municípios que não tivessem o plano ficariam impedidos a partir de agora de receber verba para a área de mobilidade até que a pendência fosse sanada.

No entanto, em entrevista à Rádio JM, a titular da pasta posicionou que um pré-projeto foi protocolado ontem junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional sobre a formatação do plano de mobilidade e o documento deve ser suficiente para evitar sanções à Prefeitura.

Nomeada no início deste mês para assumir a Secretaria de Planejamento, a arquiteta explicou que já se inteirou sobre a situação com os integrantes da comissão técnica formada para a elaboração e revisão do Plano de Mobilidade Urbana. Segundo ela, o levantamento feito pela equipe foi bem completo e todo o material já foi enviado para análise do governo federal, enquanto os trabalhos continuam para concluir a versão final do plano.

O pré-projeto tem 147 páginas, reunindo dados de diversas secretarias. O material abrange desde assuntos como sistema viário, transporte de cargas, estacionamento rotativo e eixos do BRT até acessibilidade, distritos industriais e expansão da cidade. 

Em paralelo, a secretária ressalta que está sendo preparada a abertura de licitação para contratar empresa especializada para a formatação da versão final do plano. De acordo com ela, a estimativa é que a contratada apresente o documento pronto em um ano. Com isso, Uberaba deverá estar com o Plano de Mobilidade Urbana aprovado só em 2023. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por