Júnia Camargo (Foto/Reprodução)
A Controladoria-Geral do Município de Uberaba (CGM), representada pela titular do órgão, Júnia Camargo, ocupará a vice-presidência da primeira diretoria do Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG). A eleição, por aclamação, ocorreu durante a assembleia-geral de fundação do Conselho no dia 18 de dezembro. O mandato é de dois anos.
O encontro online reuniu representantes de 46 municípios mineiros e do Estado, membros fundadores do Conselho. A presidência da associação de direito privado, sem fins lucrativos, será exercida pelo controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle.
Na primeira assembleia-geral do Conselho, foi aprovado o Estatuto Social da associação e eleitos os integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
A proposta do Coneci-MG é fortalecer o sistema de controle interno do Estado e municípios mineiros, tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo, por meio da integração, cooperação técnica e compartilhamento de informações.
"Uberaba, ao assumir esse papel de liderança, não apenas demonstra o compromisso em fortalecer a transparência e a integridade em âmbito municipal, mas também se torna um agente catalisador para a promoção da ética em todo o Estado", afirmou Júnia.
Em âmbito nacional, Uberaba é membro, desde 2020, do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a única cidade do interior do país a integrar a Câmara Técnica da Lei Anticorrupção (LAC) do órgão.