Terminou ontem o prazo para servidores públicos municipais avaliarem o secretariado. A medida foi proposta pela prefeita Elisa Araújo (PSD) para corrigir eventuais problemas apresentados durante primeiro mandato.
Segundo as informações da Prefeitura, a avaliação tem como objetivo obter feedback para promover ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo entre os servidores públicos e a Prefeitura de Uberaba. Contudo, a medida tem deixado parte do funcionalismo temerosa com relação a possíveis retaliações.
Segundo denúncias feitas ao Jornal da Manhã, servidores, inclusive comissionados ou em estágio obrigatório, temem retaliação após informações prestadas. Isso porque o número da matrícula deve ser fornecido para a participação.
Questionada sobre as denúncias, a Chefia de Gabinete informou que solicitou o número da matrícula na Pesquisa de Avaliação das Lideranças para garantir que somente servidores respondam a pesquisa e uma única vez. Contudo, a matrícula não será ligada ao nome do servidor. Além disso, a pesquisa está sendo conduzida por equipe da Chefia de Gabinete, que também irá tabular os dados. Nesse ato, a matrícula será descartada, sendo considerados somente os dados qualitativos.
A Chefia de Gabinete explica que a pesquisa é uma forma de ouvir os servidores, atendendo a uma demanda da categoria. Esta ferramenta é um importante instrumento para fortalecer a gestão pública e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, além de promover um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo.
A prefeita Elisa Araújo chegou a gravar vídeo enviado para os servidores pelas redes sociais convidando a participar, garantindo o sigilo. “Eu quero que você faça a sua avaliação com toda honestidade e com toda tranquilidade, porque esse canal é sigiloso. Ninguém vai ser identificado. Este é um mecanismo para que a gente possa melhorar a nossa gestão e as nossas lideranças. Eu conto com você”, diz a prefeita, em trecho da publicação.