Unidade Fiscal do Município (UFM) terá aumento de 10,14% em 2025 e subirá de R$379,87 para R$418,39 a partir do dia 1º de janeiro. O novo valor foi anunciado em nota distribuída à imprensa ontem, mas ainda deve ser oficializado em publicação no Porta-Voz.
No texto, a Secretaria de Fazenda manifestou que a UFM é a base de cálculo para cobrança de créditos fiscais do Município e a correção deve ser feita anualmente para evitar perda do poder aquisitivo da moeda.
Conforme a pasta, foram considerados os índices oficiais de atualização tributária para definir o percentual de correção. A nota ainda acrescentou que foi utilizada a variação da taxa Selic entre 21 de dezembro de 2023 e 2 de dezembro de 2024.
Com o reajuste da UFM, todas as taxas administrativas da Prefeitura estarão com novos valores no próximo ano. As multas acessórias também sofrerão alteração, pois a unidade fiscal é a base de cálculo das penalidades. “Nesse sentido, a Sefaz orienta que os contribuintes que possuem dívidas com a Prefeitura de Uberaba regularizem sua situação com o Município até o próximo dia 27 de dezembro para garantir que seus pagamentos sejam feitos com base na UFM de 2024”, encerrou o texto.