Secretaria Municipal de Saúde trabalha na qualificação das equipes para aprimorar registro de informações no sistema federal e melhorar desempenho dos indicadores no programa Previne Brasil. A informação é da titular da pasta, Valdilene Rocha, argumentando que o processo demanda tempo.
Em entrevista à Rádio JM, a secretária ressaltou que a implantação do sistema E-SUS no ano passado foi o primeiro passo para a comunicação adequada ao Ministério da Saúde sobre os atendimentos realizados em Uberaba, porém ainda está sendo concluída a instalação dos equipamentos para que as equipes possam preencher os relatórios nas unidades.
Paralelamente, a titular da pasta salientou que foi verificada a necessidade de preparar as equipes para o registro de informações no sistema federal para evitar divergências que prejudicam o cálculo dos indicadores do município. “Se deixar de preencher um campo, essa informação sobe com inconsistência e não conta no dado como registro completo para que o indicador melhore”, explicou.
Desta forma, a secretária posicionou que providências já foram adotadas para orientar a equipe e melhorar a qualificação da informação dentro do sistema. “A equipe produz muito e estamos trabalhando na qualificação da informação da produção dentro do sistema”, disse.
Com o resultado do último quadrimestre de 2024 previsto para sair em fevereiro do ano que vem, Valdilene argumentou que ainda não é possível adiantar se o município apresentará avanços mais expressivos, mas afirmou que o trabalho em andamento é para conseguir melhorar os indicadores no Previne Brasil. “Não vou falar que estará resolvido totalmente, mas as melhorias estão acontecendo e isso é gradativo. Trabalhar com indicadores não é só o atendimento em si. Existem os bastidores, que precisam estar prontos para que as coisas aconteçam”, finalizou.