(Foto/Divulgação)
Após desgaste no mês passado por atraso no repasse financeiro às creches conveniadas, a Prefeitura anunciou ontem o pagamento antecipado da segunda parcela do recurso às instituições que atendem alunos da Educação Infantil.
Em nota distribuída à imprensa, o governo municipal informou que mais de R$2,6 milhões foram liberados esta semana, logo no início do mês de abril, para o custeio e manutenção de 19 creches conveniadas à Prefeitura. “Sabemos o quanto esses recursos são fundamentais para o funcionamento das escolas e para a continuidade dos serviços prestados pelas entidades”, manifestou a secretária municipal de Educação, Juliana Petek.
Ainda conforme a titular da pasta, a administração está trabalhando para que os repasses continuem sendo feitos dentro do prazo para garantir que as unidades tenham as condições necessárias para atender os alunos.
Em março, as creches conveniadas relataram estar aguardando há mais de um mês a liberação da primeira parcela pela Prefeitura. O atraso inviabilizou o pagamento de fornecedores, salários dos funcionários e, também, de contas de água e energia elétrica, o que levou algumas instituições a suspender as atividades temporariamente até a confirmação do repasse.
O governo municipal justificou que o problema não foi causado por falta de recursos, mas sim por uma falha técnica no sistema de pagamentos da Prefeitura.