Com revisão do programa Minas Consciente, tempo de espera para avanço entre as etapas do plano de reabertura será menor e as cidades mineiras poderão liberar o retorno de atividades econômicas com maior agilidade.
A mudança foi anunciada pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, em entrevista coletiva ontem.
O secretário-adjunto explicou o prazo atual de 21 dias para avanço em todas as fases do programa foi reduzido da seguinte forma: a passagem da onda vermelha para a amarela poderá ocorrer após apenas sete dias; e a mudança da onda amarela para a onda verde necessitará de espera de 28 dias. Já o retrocesso na flexibilização e a volta para um nível mais restritivo ocorrerá a qualquer momento.
Conforme Passalio, a redução no prazo para que municípios avancem nas etapas do plano de reabertura da economia trará mais dinamismo ao processo, com prioridade na preservação da vida, e com o cuidado com a atividade econômica.
Passalio ainda informou que as novas regras serão adotadas a partir da próxima quinta-feira (6). A decisão do Comitê que liberará um agrupamento de municípios ao avanço de ondas seguirá os seguintes indicadores: taxa de incidência de Covid, taxa de ocupação de leitos UTI Adulto, taxa de ocupação de leitos UTI Adulto por Covid, taxa de ocupação de leitos por 100 mil habitantes, taxa de transmissão, taxa de incidência e percentual de aumento da positividade dos exames PCR de Covid.