SINDICATO

Professores da rede particular fazem assembleia para discutir campanha

Tito Teixeira
Publicado em 22/03/2024 às 21:22
Compartilhar

O Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino de Minas Gerais (Sinpro-MG) estará em assembleia na manhã deste sábado (23), às 9h, para discutir a Campanha Reivindicatória 2024/2025.

O coordenador regional do Sinpro em Uberaba, Marcos Mariano, destacou que a campanha foi lançada no final de 2023. Ele destacou a importância e necessidade de se fazer um debate sobre onde a categoria está e para onde precisa ir. Para Mariano, é fundamental conhecer os elementos de uma campanha, desde como se organiza o patronal até quais os componentes jurídicos que permeiam a negociação coletiva.

“Temos uma perda acumulada de 7,2%. Como o reajuste médio das mensalidades escolares variaram entre 6,5% e 8%, estamos pleiteando a reposição das perdas (7,2%), recomposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de março, manutenção CCT (convenção coletiva) com os direitos sociais históricos, retorno das férias durante o mês de janeiro todo, aumento do Adicional Extraclasse para 1/3 da jornada (33,3%) e regulamentação do Ensino a Distância (EAD)”, destacou Mariano.

O coordenador regional do Sinpro, em Uberaba, Marcos Mariano, disse que a presidente do Sinpro-MG, Valéria Morato, fez, recentemente, uma retomada das principais lutas enfrentadas pelo sindicato. Ela elencou a resistência ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, às reformas trabalhista e da previdência, e a luta pela saúde dos professores e por vacina durante a pandemia de Covid-19 foram algumas das batalhas apresentadas pela dirigente. 

O Sinpro alega que os ataques aos trabalhadores e retirada de direitos, bem como à Educação, se tornaram uma constante após 2016. Com a aprovação da reforma trabalhista, que retirou força do movimento sindical, a categoria passou a lutar para manter seus direitos e as negociações foram endurecidas. Para Valéria Morato, a pandemia consolidou a situação. Mas, apesar das adversidades, os direitos da categoria foram mantidos durante esse período e novas lutas foram incorporadas às reivindicações dos professores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por