A Secretaria Municipal de Educação ainda não apresentou formalmente a contratação do Sistema de Ensino Cnec – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – desenvolvido pelo Colégio Dr. José Ferreira, ao Conselho Municipal de Educação. A afirmação é da presidente, a educadora Eliane Correia Saud.
De acordo com ela, a discussão deverá ocorrer ainda na próxima semana pela pasta. “Ainda não tivemos uma apresentação formal, mas estamos participando dos debates”, diz. Inclusive, ela participou da reunião pedagógico-administrativa realizada na sexta-feira, no Centro Administrativo, para discutir a nova proposta adotada pela Prefeitura de Uberaba.
Conforme Eliane, o Conselho reconhece vários avanços adotados pela administração municipal para minimizar as diferenças entre as escolas públicas e particulares. “Ao longo dos anos, temos observado um avanço no trabalho desenvolvido com os alunos da rede municipal”, diz.
Enquanto presidente, Eliane evita tecer qualquer comentário a respeito da substituição dos livros didáticos por apostilas, com a adoção do novo sistema de ensino, porém, reconhece, como educadora, que a nova metodologia significa um avanço.
Para o titular da SME, professor José Vandir, a nova sistematização visa abolir essa separação entre a qualidade da educação oferecida nas redes pública e particular. “Com a implantação desse sistema educacional sistematizado, haverá igualdade de conteúdo para todas as redes de ensino, isso representará uma evolução que objetiva uma educação bem feita e de muita qualidade”, coloca.