Apesar de se declarar surpreendido pelas articulações iniciadas para a fusão entre o PSD e o PSDB no fim do ano passado, o líder do ninho dos tucanos em Uberaba, Tiago Tiveron, avalia que existe possibilidade real para a junção entre os dois partidos ser sacramentada.
Segundo Tiveron, houve uma desidratação do PSDB nos últimos anos e o partido até perdeu representatividade no Congresso. Por isso, há necessidade de se reinventar, sendo um dos caminhos a fusão com o PSD.
O presidente do PSDB local afirma que a executiva nacional deve realizar uma reunião até fevereiro para tratar sobre a junção com o PSD. Em seguida, a proposta será levada para os diretórios estaduais. “Isso tudo passa pelo âmbito estadual. As direções dos estados vão decidir se vai acontecer ou não. Cada um tem seus interesses e suas lideranças a considerar”, acrescenta.
Se houver concordância, o tucano pondera que o processo de fusão deve ser consolidado ainda este ano, porque a intenção é que o novo partido esteja preparado para as eleições nacionais de 2026.
A eventual fusão entre os dois partidos colocaria os três vereadores da bancada do PSDB, que pertencem à oposição ao governo municipal, na mesma sigla da prefeita Elisa Araújo (PSD).
Embora argumente que ainda é cedo para conjecturas sobre o impacto da medida no cenário político local, o presidente do PSDB em Uberaba defende que tudo será conversado com os parlamentares e que os filiados terão maturidade para tratar a situação. Porém, não foi descartada a chance de uma debandada dos vereadores.