Em solenidade ontem, Executivo autorizou o pagamento de R$595 mil a 17 instituições contempladas com emendas parlamentares no orçamento de 2020, durante a gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB). A previsão é que a verba será creditada já nesta terça-feira (12) nas contas das entidades que assinaram a documentação.
Foram beneficiadas com as emendas de 2020 as seguintes entidades sem fins lucrativos: Liga Uberabense de Judô, Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba; Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba; Associação dos Voluntários do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Instituto de Cegos do Brasil Central; Sociedade Uberabense de Proteção Animal; Associação dos Surdos de Uberaba; Caixa Escolar Frederico Peiró; Caixa Escolar Professora Corina de Oliveira; Associação de Acolhimento ao Idoso Anjos do Bem; Associação Templo de Israel; Lar Acolhida São Vicente de Paulo; Casa de Costura Solidária; Casa de Recuperação Juntos Podemos; Associação Missionárias Vida e Luz; Associação Sou Cristão, Sou Cidadão e Entidade Assistencial Rosa de Saron.
De acordo com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), com o repasse que será feito esta semana, as emendas referentes a 2020 serão quitadas na integralidade. Ela lembra que o mesmo já foi feito com as emendas de 2019 no fim do ano passado. “Estamos pagando tudo para trás”, ponderou.
Apesar das pendências serem referentes à gestão passada, a chefe do Executivo posicionou que as instituições fizeram investimentos e contavam com a liberação dos recursos públicos. “A gente tem o entendimento de que temos a obrigação de pagar porque as instituições criaram uma expectativa com o direcionamento dessas verbas pelos vereadores [em 2020]. Então, estamos honrando todas as emendas impositivas das gestões anteriores que estavam pendentes”, reforçou.
A chefe do Executivo afirma que, a partir de agora, os esforços serão para liquidar as emendas do exercício 2021 em breve. “Mais para frente, vamos pagar as de 2021 para zerarmos e ficarmos em dia”, disse a prefeita, sem especificar prazo.
Histórico. Em dezembro do ano passado, o Executivo liberou R$96 mil a dez instituições para quitar emendas parlamentares do orçamento de 2019, referentes à gestão de Piau. Os recursos foram destinados a sete unidades escolares, duas casas asilares e uma associação de bairro.