RODOVIAS

Praças para cobrança de pedágio já são construídas nas MGs da região

A perspectiva é que até o fim do ano os usuários das rodovias estaduais comecem a pagar pedágio entre Uberaba e Conceição das Alagoas e Uberaba e Nova Ponte

Gisele Barcelos
Publicado em 01/08/2023 às 22:25
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Praça de pedágio que está sendo construída na MG-427 entre Uberaba e o trevo de acesso a Água Comprida (Foto/JC Duran)

Praça de pedágio que está sendo construída na MG-427 entre Uberaba e o trevo de acesso a Água Comprida (Foto/JC Duran)

Com perspectiva de cobrança de pedágio no fim do ano, a concessionária responsável pelo lote de rodovias estaduais no Triângulo Mineiro já está com a construção em andamento das oito praças de pedágio previstas no contrato.  

Dos oito pontos de pedágio, dois são próximos a Uberaba: um será instalado na MG-427, entre Uberaba e Conceição das Alagoas, e outro, na MG-190, antes da chegada a Nova Ponte. A tarifa prevista é de R$11,48.

Segundo as informações da empresa, nenhuma das oito praças de pedágio foi concluída até o momento. Paralelo às obras, o processo de contratação de pessoal para trabalhar na cobrança também já foi iniciado. A concessionária recebeu currículos em maio para preencher 160 vagas e selecionar a equipe que atuará nas praças de pedágio em Uberaba e região. 

O edital da concessão estabelece que a operação do pedágio pode começar após nove meses da eficácia do contrato. O ato foi formalizado no dia 24 de fevereiro deste ano.

Com isso, a cobrança pode começar no fim de novembro e a perspectiva é que todas as praças sejam colocadas em funcionamento de uma vez. 

Ainda que toda a estrutura esteja pronta na data, a concessionária ressaltou que o início efetivo da cobrança de pedágio depende da entrega de todos os trabalhos iniciais previstos no contrato.

Com isso, a empresa segue com as obras de recuperação da pista nas rodovias estaduais do lote e, também, já começou as obras para implantação das bases que vão abrigar os serviços operacionais de suporte ao motorista, como ambulância e guincho. 

Secretaria de Estado diz que cerca de 90% da malha já recebeu melhorias  

O antes e depois de trecho da MG-190, onde o asfalto já foi recuperado, o que deve acontecer na totalidade até o início da cobrança de pedágio (Foto/Divulgação)

O antes e depois de trecho da MG-190, onde o asfalto já foi recuperado, o que deve acontecer na totalidade até o início da cobrança de pedágio (Foto/Divulgação)

Acompanhando o avanço das obras no lote Triângulo Mineiro, a Secretaria de Estado de Infraestrutura informou que todas as nove rodovias que compõem o trecho concedido estão recebendo intervenções no pavimento e trabalhos de conservação e manutenção. 

Segundo as informações da pasta, cerca de 90% da malha sob responsabilidade da empresa está com o serviço de tapa-buracos em dia e 100% das rodovias receberam o primeiro ciclo de roçada da vegetação.

Entre os destaques está a recuperação do pavimento da MG-190, entre Romaria e Nova Ponte, que já recebeu mais de 12 quilômetros de asfalto novo e de faixas de sinalização revitalizadas.

Paralelamente, a concessionária mantém os serviços de tapa-buracos na MG-190, que até o momento já contemplou mais de 33 quilômetros do segmento, e a limpeza de vegetação, executada em toda a extensão do trecho.

Na MGC-452, aproximadamente 34 quilômetros do asfalto foram recuperados, enquanto na MG-427 os motoristas já circulam em 13 quilômetros de pistas novas.

A concessionária também já executou 41 quilômetros de microrrevestimento asfáltico na BR-452 e outros 71 quilômetros na MGC-462. A técnica possibilita a regularização e conservação do pavimento, trazendo mais conforto e segurança para quem transita pelas rodovias.

Conforme contrato de concessão, neste ano de 2023, devem ser realizados os trabalhos iniciais de correções e manutenção nos pavimentos e drenagem da via, revitalização da sinalização, além da ampliação da segurança viária em toda a extensão dos 627,4 quilômetros de malha concedida. 

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