POLÍTICA

Mesmo com vitória de Biden, imigração ilegal de mineiros para os EUA não deve ficar mais fácil

Publicado em 09/11/2020 às 16:51Atualizado em 19/12/2022 às 06:06
Compartilhar

Foto/Joe Raedle/Getty Images

O sonho americano não ficará mais fácil para os brasileiros e nem para os mineiros. Quanto à imigração, o governo do republicano Donald Trump foi severo e milhares de brasileiros foram deportados. Contudo, apesar do democrata Joe Biden ter sido eleito, analistas apontam que as deportações devem continuar ocorrendo. O governo de Barack Obama, de quem Biden foi vice, bateu recordes de deportação. 

Em Minas Gerais há uma forte corrente de imigração para os EUA. A cidade de Governador Valadares, em especial, já tem uma tradição de imigração desde os anos 80. Foi no município, inclusive, que um outdoor apoiando a candidatura de Donald Trump foi pago por um morador que vive nos EUA. 

Biden teve um discurso mais brando sobre a imigração ilegal e chegou a prometer, no início deste ano, pelo menos 100 dias sem deportações quando assumir o governo. Todavia, a socióloga Sueli Siqueira, estudiosa de movimentos migratórios na Universidade do Vale do Rio Doce (Univale) explica que outros pontos afetam o cenário.

“A política norte-americana de imigração tem uma base, independentemente de o governo ser democrata ou republicano. Deportações acontecem desde sempre, com momento de mais ou de menos afrouxamento. O que determina isso é o contexto social, político e econômico do país”, pontuou a especialista em entrevista ao O Tempo.

Um morador de Governador Valadares de 34 anos foi deportado, mas afirma que era a favor do republicano. “Eu torcia pelo Trump, por ser Bolsonaro. Entendo perfeitamente o cara, imagina hoje um imigrante invadindo o Brasil e quebrando tudo. Eu não queria ser deportado, mas entendo a situação”. No início do ano, o homem foi deportado junto com a esposa e a filha pequena e perdeu cerca de R$ 20 mil. Pontuou ainda que “nem de graça” tentará voltar. 

Uma outra fonte entrevistada pelo O Tempo também afirmou que não arriscará retornar aos EUA, mas que o grupo de deportados de que participa no WhatsApp há muitas pessoas dizendo que vão tentar arriscar a sorte novamente quando Biden assumir a Casa Branca. 

Conforme a pesquisadora explica, há mais “vista grossa” das autoridades norte-americanas aos imigrantes ilegais quando o país passa por bons tempos financeiros e se favorece da mão-de-obra estrangeira. Nesse sentido, a perspectiva não é animadora para quem deseja se mudar para os EUA, já que o país que Joe Biden assumirá no dia 20 de janeiro passa, por ora, por um recorde de desemprego. 

Mas, quanto ao tratamento, os imigrantes devem ser conduzidos de forma mais humanizada. Com Trump, crianças foram separadas dos pais nos abrigos para imigrantes, houve denúncias de lotação nesses locais e brasileiros contam ter sido enviados ao Brasil com mãos e pés algemados nos voos de deportação.

Desde outubro de 2019, 21 voos com brasileiros deportados dos EUA chegaram ao Aeroporto de Confins, trazendo 1.116 pessoas. Sequer a pandemia interrompeu o flux desde o final de fevereiro, após a primeira confirmação de um caso de Covid-19 no Brasil, foram 16 voos, incluindo 853 pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por