Instituto de Previdência dos Servidores revogou licitação para contratar empresa especializada em auditoria externa
Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais) revogou licitação para contratar empresa especializada em auditoria externa. A medida foi formalizada no Porta-Voz que entrou em circulação neste fim de semana.
O pregão eletrônico chegou a ser aberto no início de abril, com o cadastramento de propostas no sistema. No entanto, o Ipserv justificou que não foram contempladas todas as áreas necessárias para a auditoria externa. Ainda conforme o comunicado de cancelamento, as propostas não abrangeram as áreas atuarial e de revisão da legislação previdenciária do município. Além disso, o instituto posicionou que os processos de auxílio-doença não foram englobados nos projetos apresentados para a auditoria preventiva pública de gestão nos processos de aposentadoria e pensão.
O presidente do Ipserv, Wellington Gaia, foi procurado para se manifestar sobre o cancelamento da licitação e a perspectiva para a abertura de uma nova concorrência, mas ele não foi localizado até o fechamento desta edição.
A contratação de empresa de auditoria e também consultoria para a revisão do cálculo atuarial foram medidas tomadas pelo Ipserv após projeções apontarem que o instituto começaria a operar no vermelho a partir de 2025. Relatórios apresentados em audiência pública no início do ano apontam que o instituto só voltaria a trabalhar com superávit 20 anos depois, caso nenhuma ação seja realizada para reequilibrar o quadro financeiro.
A situação já preocupa sindicalistas, que enviaram ofício ao instituto na semana passada para cobrar informações da Prefeitura sobre a regularidade dos repasses ao Ipserv. Várias reclamações chegaram ao sindicato sobre atraso nos pagamentos ao instituto, inclusive dos débitos renegociados para a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) recentemente.