Ipserv (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais) revogou licitação para contratar empresa especializada em auditoria externa. A medida foi formalizada no Porta-Voz que entrou em circulação neste fim de semana.
O pregão eletrônico chegou a ser aberto no início de abril, com o cadastramento de propostas no sistema. No entanto, o Ipserv justificou que não foram contempladas todas as áreas necessárias para a auditoria externa. Ainda conforme o comunicado de cancelamento, as propostas não abrangeram as áreas atuarial e de revisão da legislação previdenciária do município. Além disso, o instituto posicionou que os processos de auxílio-doença não foram englobados nos projetos apresentados para a auditoria preventiva pública de gestão nos processos de aposentadoria e pensão.
O presidente do Ipserv, Wellington Gaia, foi procurado para se manifestar sobre o cancelamento da licitação e a perspectiva para a abertura de uma nova concorrência, mas ele não foi localizado até o fechamento desta edição.
A contratação de empresa de auditoria e também consultoria para a revisão do cálculo atuarial foram medidas tomadas pelo Ipserv após projeções apontarem que o instituto começaria a operar no vermelho a partir de 2025. Relatórios apresentados em audiência pública no início do ano apontam que o instituto só voltaria a trabalhar com superávit 20 anos depois, caso nenhuma ação seja realizada para reequilibrar o quadro financeiro.
A situação já preocupa sindicalistas, que enviaram ofício ao instituto na semana passada para cobrar informações da Prefeitura sobre a regularidade dos repasses ao Ipserv. Várias reclamações chegaram ao sindicato sobre atraso nos pagamentos ao instituto, inclusive dos débitos renegociados para a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) recentemente.