PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA

Fazendo jus ao nome, PMB deve ter quase 70% de mulheres candidatas

Gisele Barcelos
Publicado em 10/04/2024 às 21:26
Compartilhar

Apesar de ter os vereadores Samuel Pereira e Varciel Borges filiados, o PMB (Partido da Mulher Brasileira) deverá apresentar chapa proporcional com quase 70% de candidatas do sexo feminino para as eleições municipais deste ano. A informação é da nova presidente da sigla, Anna Maia Jampaulo Andrade, que falou sobre as articulações para o pleito, em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira (10).

Conforme a dirigente do partido, mesmo abrigando dois vereadores para a disputa de um novo mandato, o processo de formatação da chapa tinha como base a garantia do protagonismo da mulher. “Em termos percentuais, temos quase 70% de nomes femininos”, acrescentou, sem revelar as pré-candidatas que serão lançadas pela sigla para a disputa proporcional. Ela apenas negou que pretende se desincompatibilizar para concorrer à vaga na Câmara Municipal.

Questionada, Anna Maia ainda declarou que houve a busca de representantes do sexo feminino que tivessem pautas significativas para compor a chapa proporcional e não a filiação de mulheres apenas para cumprir no papel a cota de gênero.

Além disso, a presidente da sigla manifestou que a presença de dois vereadores com mandato não deve ofuscar os demais nomes femininos da chapa. Segundo ela, as filiadas já têm um trabalho na comunidade e, também, existe um interesse dos eleitores por candidaturas novatas, enquanto quem busca reeleição enfrenta o desgaste do exercício do mandato.

Já o vice-presidente do PMB, Vitor Oliveira, salientou que a chapa do partido reúne mulheres que estão efetivamente interessadas em ingressar na política e que já tem um grupo consolidado de apoiadores.

O PMB foi reativado em Uberaba este ano, após ficar inativo desde a eleição municipal anterior. A sigla teve comando restabelecido na cidade com integrantes do governo municipal na liderança.

Além da atual coordenadora de Políticas Públicas para mulheres da Prefeitura na presidência da sigla, a nova direção do PMB em Uberaba também é composta pela secretária municipal de Planejamento, Isabela Nascimento, e pela vice-presidente da Cohagra (Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande), Poliana Helena de Souza. A comissão provisória tem vigência até janeiro de 2025. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por