INFORMOU SECRETÁRIO DE ESTADO

Escolas estaduais já contam com os recursos para câmeras de segurança

Gisele Barcelos
Publicado em 06/02/2023 às 19:28Atualizado em 06/02/2023 às 22:34
Compartilhar

Com recursos já liberados no fim do ano passado para contratação de sistema de videomonitoramento na rede estadual de ensino, o secretário de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga espera que todas as escolas estaduais em Uberaba estejam com as câmeras e alarmes instalados para a volta às aulas esta semana.

Em entrevista à Rádio JM, o titular da pasta em Minas Gerais informou que os recursos foram transferidos diretamente para o caixa escolar de cada unidade para evitar o atraso na aquisição dos equipamentos. “Os recursos foram depositados há 60 dias”, acrescentou.

Com a medida, o secretário estadual informou que coube a cada diretor providenciar a contratação da empresa para a implantação das câmeras de vigilância e dos alarmes. “A nossa perspectiva é que todas as escolas estejam com esse sistema de segurança já implantado para início do ano letivo este ano”, declarou.

Apesar de manifestar que cada diretor deverá responder em caso de atraso na instalação dos equipamentos em alguma unidade, o secretário estadual também assegurou que haverá um monitoramento da pasta para verificar se a implantação do sistema foi finalizada em todas as escolas.

O Estado destinou um total de R$48 milhões às 3.432 escolas da rede estadual de ensino em Minas Gerais para compra e instalação do sistema de segurança. Até o momento, não foi especificado o montante específico direcionado para atender as unidades de Uberaba e região.

Por enquanto, ainda não há um levantamento de quantas escolas estaduais na cidade já estão com as câmeras de vigilância e os alarme em funcionamento. 

Rede Municipal adotará o sistema no segundo semestre, garante secretário

Escolas da rede municipal também devem receber câmeras de segurança na área externa, no segundo semestre deste ano, conforme o secretário municipal de Educação, Celso Neto (PP).

O titular da pasta ressaltou que algumas unidades da Prefeitura já contam com os equipamentos na área externa, mas a meta é a instalação do sistema de vigilância no exterior de todas as escolas para reforçar a segurança no segundo semestre deste ano.

Quanto ao videomonitoramento dentro de sala de aula, o secretário manifestou que a intenção seria dar início antes do fim do ano para avançar gradativamente até a cobertura em toda a rede.

Entretanto, Celso reconhece que se trata de um projeto com alto custo e ainda é necessário viabilizar financeiramente para avançar com a instalação dos equipamentos. “É nosso objetivo fazer paulatinamente, a partir de unidades que têm um mapa de criminalidade mais acentuado para monitorar e dar segurança até para os próprios professores que estão em sala de aula. O objetivo é que o início seja para este ano, mas é complexo. São muitas salas de aula e o valor é muito alto. Precisamos encontrar uma solução do ponto de vista financeiro”, ponderou.

Paralelo às câmeras, o secretário adiantou que está sendo analisada a contratação de um seguro patrimonial para as unidades escolares. Com a medida, mesmo que ocorra um furto, ainda seria possível minimizar os prejuízos. “Quando tem um furto na unidade e não conseguimos recuperar o que foi furtado, é dinheiro público que nós perdemos. Então, a proposta seria pegar os bens mais sensíveis e fazer a contratação de um seguro para eles”, disse.

De acordo com o titular da pasta, a equipe está analisando, do ponto de vista orçamentário, para verificar se é possível caminhar com a proposta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por