Em Uberlândia, o governador Romeu Zema encontrou-se também com a prefeita Elisa Araújo, no Fórum Brasil Cidades (Foto/Divulgação)
Cumprindo agenda em Uberlândia ontem, o governador Romeu Zema (Novo) participou da Feira do Agronegócio Mineiro e anunciou inovações da Polícia Militar para implementação de um novo modelo de policiamento rural, baseado no calendário agrícola.
A metodologia tem o objetivo de prevenir delitos sazonais e específicos de cada localidade e garantir a segurança em todas as etapas da produção. Dentro do novo modelo, estão previstas, por exemplo, abordagens a veículos e a pessoas, bem como fiscalizações de infrações ambientais e orientações aos produtores rurais sobre medidas preventivas de segurança.
Também será possível customizar a atuação preventiva de acordo com as características de produção agrícola de cada município mineiro, levando em conta os ciclos de produção: preparo do solo, plantio, tratos culturais, colheita e vazio sanitário.
A Polícia Militar utilizará drones com possibilidade de uso do reconhecimento facial e, também, uma ferramenta que permite o levantamento de estradas rurais via GPS, do georreferenciamento das comunidades e cadastro de propriedade rural.
Além das ações desenvolvidas pelo policiamento rural, a operação contará com reforço da Polícia Militar Rodoviária e do Meio Ambiente e do serviço de inteligência da corporação para o mapeamento e identificação de atividades criminosas.
No evento, o governador também assinou decreto que suspendeu o benefício da não-cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as empresas que importam leite em pó e muçarela. Segundo ele, o objetivo da decisão é incentivar o aumento das produtividades dos fornecedores mineiros, diminuindo a concorrência com os produtos importados que vêm de fora e chegam ao Brasil com preços competitivos.
Durante a programação, Zema ficou lado a lado no palanque com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Cotados para a disputa presidencial em 2026, os dois trocaram elogios e mostraram afinidade política ao dividir os holofotes entre as lideranças do setor agropecuário.
Os dois também participaram do Fórum Brasil Cidades ontem, também em Uberlândia, no qual a prefeita Elisa Araújo (PSD) estava presente. O evento reuniu líderes de gestão pública para discutir soluções para os problemas estruturais do país.