POLÍTICA

Comunidade escolar opta pela volta das aulas de forma remota

Com mais de 10 mil respostas, mais de 65% dos pais de alunos e 71% dos servidores optaram pelas aulas virtuais para o início do ano letivo

Gisele Barcelos
Publicado em 26/01/2021 às 20:57Atualizado em 18/12/2022 às 12:11
Compartilhar

Foto/André Santos/PMU 

Secretária Municipal de Educação, Sidnéia Zafalon, lembrou que o Conselho Municipal de Educação e o Sindicato dos Educadores já haviam se manifestado favoráveis à forma de ensino aprovada

Comunidade escolar opta por sistema online e volta às aulas na rede municipal de ensino será de forma remota a partir de 4 de fevereiro. A data para retorno das aulas já havia sido definida na semana passada, mas o modelo aguardava o encerramento de consulta aberta para manifestação de pais de alunos e servidores da Educação. 

Encerrada no fim de semana, a pesquisa teve 10.084 respostas no total, sendo 7.102 de pais/responsáveis pelos alunos da rede municipal; 406 de pais/responsáveis pelos estudantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Prefeitura, e 2.576 de servidores públicos municipais.

Entre os pais de alunos da rede, 65,3% disseram ser favoráveis ao modelo remoto, ou seja, totalmente digital. Outros 19,7% optaram pelas aulas presenciais, enquanto 14,9% se posicionaram a favor do sistema híbrido.

Já entre pais/responsáveis pelos estudantes das OSCs, o levantamento indicou que 53,2% são favoráveis às aulas remotas; 31,5%, ao modelo presencial, e 15,3%, a favor do sistema híbrido.

Já 71,1% dos servidores públicos municipais que responderam à consulta são a favor das aulas remotas. Há ainda 18,3% que defendem o modelo híbrido e 10,6%, o presencial.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Sidnéia Zafalon, o Conselho Municipal de Educação e o Sindicato dos Educadores do Município (Sindemu) já haviam se manifestado favoravelmente ao retorno das aulas de forma remota.

Detalhes. Na pesquisa junto à comunidade escolar, os pais também foram questionados se levariam os filhos para a escola sendo adotado o modelo presencial das aulas. Das respostas, 50,4% disseram que somente após a vacina; 27,7% não mandariam e 21,9% levariam os filhos.

Aos servidores foi perguntado se retornariam ao trabalho sendo adotado o modelo presencial. Um total de 55,51% respondeu que somente após a vacinação; 40,02% declarou que voltaria de imediato e 4,46% disseram que não retornariam.

O levantamento também apurou que 75,6% dos alunos da rede têm computador, celular ou tablet, além de acesso à internet para assistirem às aulas. O índice cai para 68,7% entre os estudantes das instituições parceiras da Prefeitura. Já entre os servidores, 94,4% disseram ter computador, celular ou tablet, além de acesso à internet para as aulas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por